TEXTO DE ELTHON GETULIO GON ALVES II

1350 palavras 6 páginas
TEXTO DE ELTHON GETULIO GONÇALVES

IMPOSIÇÃO DA CULTURA RELACIONAL AFETIVA MONOGAMICA OCIDENTAL

I – INTRODIÇÃO

Busca-se com o presente texto exercer um juízo delimitativo acerca da imposição histórico-cultural ocidental do exercício monogâmico das relações sócio-afetivas.

O ilustre professor da UERJ Luiz Roberto Barroso, no prefácio do livro “interesse público versus interesse privado. Desconstituído o principio de supremacia do interesse público sobre o privado”, indicou que o papel dos jovens juristas é justamente de propor o novo, testar a solidez das idéias dominantes, pois apenas desta forma realizaremos a evolução de nossa ciência.

Assim, não pretendemos esgotar todo o conteúdo do tema, exercemos apenas uma indicação da visão natural-biologica, frente aos ordenamentos morais e religiosos pertinentes, buscando a critica ao exercício impositivo da mono-relação afetiva, demonstrando sua vinculação com os atuais problemas sociais.

II – DA CULTURA MONOGÂMICA

Monogamia é a condição de possuir apenas um par sexual. A palavra monogamia deriva do grego monos, que significa um ou sozinho, e de gamos, que por sua vez significa união ou casamento.

Os ocidentais influenciados pelos mandamentos católicos possuem no senso de moral o ideal monogâmico das relações sócio-afetivas, ou seja, a grande maioria dos ordenamentos jurídicos dos países que compõem este grupo, tendem a proteção da efetividade entre um homem e uma mulher, como indica Hungria, a moral restringiu a sexualidade e a promiscuidade.

Perfaz tal fato uma espécie de contrato social, exercendo uma relação jurídica de propriedade privada entre os agentes sociais, cada qual em sua unicidade, sendo proprietário da sexualidade alheia, onde sua outorga é efetivada através da fidelidade, a qual exerce a coerção natural para manutenção do estado de vigência contratual.

Nesta drapejar, indica Engels estar seu surgimento diretamente relacionado ao exórdio da propriedade privada, onde o homem subordinou a

Relacionados