Texto de divulgação cientifica - Transtornos Alimentares

Páginas: 5 (1005 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2014
Transtornos Alimentares 405003020891500
Aquela famosa frase “Você é o que você come” só comprova fatos que sempre se mostraram a nós verdades. O fato de 1% a 4% de nossa população apresentar algum tipo de deficiência em seus hábitos alimentares, pode parecer nada preocupante por representarem uma parcela pequena de nossos colegas de planeta. Em contra partida, devemos nos atentar para o fatode que desses 1-4% a taxa de mortalidade resultante é de 5 a 20%, tornando nossos olhares um pouco mais minuciosos ao tratarmos de assuntos delicados como esse.
Quando iniciamos o assunto “transtorno alimentar” automaticamente pensamos, em maioria, em mulheres e garotas que apresentam certa insatisfação com seu corpo e por isso fecham a boca, ou abrem-na demais (no caso da bulimia), porém,devemos nos atentar aos dados que nos oferecem: 15 a 20% dos casos de bulimia e anorexia ocorrem em homens, o que se torna a cada 5 casos, 1 ser do gênero masculino. No caso da obesidade os números estão par a par: 13,9% mulheres e 9,8% homens. O que devemos voltar nossa atenção, não é para os números que temos hoje, mas sim para os números que teremos daqui um ano ou uma década, números que com opassar do tempo, infelizmente só tendem a aumentar.
Anorexia e Bulimia
Sendo 90% dos casos apresentados em adolescentes ou mulheres na faixa etária de 12 a 20 anos, a anorexia consiste na busca incansável pela perfeição resultando numa perda de peso muito grande em um curto espaço de tempo. A bulimia, já consiste em métodos, não para atingir a perfeição, mas, em geral para fazê-la permanecer.-44958042418000Diversos fatores presentes em nosso dia-a-dia contribuem para a existência desses problemas em nossa população, muitos deles vistos por nós de forma comum: a mídia e o estresse.
3787140189484000Em nossa sociedade, atualmente capitalista, estamos acostumados com a existência de padrões o quais devemos estar a todo instante lutando para nos encaixarmos. A anorexia consiste em querer seencaixar em um padrão de beleza, uma beleza irreal, instituída por uma mídia falha, porém, com alto poder de influencia sobre esses doentes. Essas pessoas começam então sua incansável busca por algo que infelizmente não existe. Param de comer, se comem ficam obcecadas pela quantidade de calorias que ingerem muitas delas acabam fazendo consumo de apenas 300 calorias por dia, sendo que o essencialpara um ser humano saudável seria uma dieta composta de 2000. Mesmo, que um dia atinjam esse conceito próprio perfeição, o medo de a perderem faz com que os resultados tornem-se cada vez pior, resultados que levam 5% das pessoas atingidas pelo transtorno, à morte.
Nos casos de bulimia, temos a presença de uma grande ingestão de alimentos que acabam sendo “expelidos” do corpo por formas nãonaturais: laxantes, vômitos provocados e outros meios. Esse hábito acaba sendo adquirido pelo medo de ganhar peso após um grande consumo de comida. Muitas vezes a bulimia é influenciada pelo mesmo fator que a anorexia: a busca pelo corpo perfeito. Então as formas de colocar a comida para fora, são compensações por elas terem entrado. Quando as coloca pra fora, o bulimico sente satisfação por dessamaneira estar mantendo seu corpo em forma.
No caso do estresse, o nome que damos para a patologia é Anorexia/Bulimia Nervosa, que consiste em nada mais nada menos que os mesmos sintomas da anorexia e bulimia porem dessa vez resultantes de problemas e transtornos psicológicos do tipo, ansiedade e irritação, ambos causados pelo estresse.
Obesidade
A obesidade atualmente é um problema que afeta 10%da população mundial, sendo a causa de morte de 2,8 bilhões de pessoas por ano, isto é 2/3 das mortes no mundo.
Esse transtorno consiste no consumo elevado de calorias na alimentação, então o acumulo de gordura acaba sendo excessivo elevando então o IMC da pessoa devido ao consumo calórico que é maior -440690-12890500do que o gasto de energia. As causas da obesidade são diversas, nelas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Compreendendo o texto de divulgação científica
  • Texto de Divulgação Científica
  • Trabalho sobre texto de divulgação cientifica
  • divulgação cientifica
  • Divulgação cientifica
  • Transtornos alimentares
  • Transtornos alimentares
  • transtorno alimentar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!