Texto de apoio Redação

Páginas: 2 (385 palavras) Publicado: 11 de dezembro de 2013

A Comunicação e as Relações Humanas: Uma prática colaborativa pode criar novas formas de se relacionar
Por Leana Naiman Bergel e Ute Weitbrecht
Todos os dias nos comunicamos, mas será querealmente nos entendemos?
Especialistas dizem que apenas 25% da comunicação entre as pessoas é bem sucedida e eficaz. Os mal-entendidos são mais freqüentes do que imaginamos, mesmo entre aqueles que falamo mesmo idioma.
Mas, afinal, por que isso acontece?
As pessoas pertencem a diferentes culturas, nacionalidades, vivem em contextos socioeconômicos diversos, tem sua própria história de vida, suasvivências e, a partir disso, constroem suas redes de crenças e valores.
Este cenário de diversidades produz, mesmo entre pessoas que partilham o mesmo idioma, pontos de vista diferentes a respeito decertos conteúdos, transformando o conceito de compreensão em algo questionável.
Entendemos, então, que saber se comunicar eficientemente é fundamental para convivermos e colaborarmos uns com osoutros.
A nossa qualidade de vida melhora ou piora, a nossa eficiência aumenta ou diminui a partir da nossa forma de nos colocar no mundo verbalmente ou não verbalmente.
Se não aprimoramos as nossashabilidades de comunicação, mal entendidos e conflitos não resolvidos começam a ocupar uma boa parte de nossas vidas.
A conversa é um fenômeno tão misterioso como o próprio homem. Nenhuma máquina, nenhumcomputador pode substituí-la. O próprio homem deve resgatar a arte de conversar.
Neste processo de resgate, precisamos reaprender a expor nossos pensamentos, vivências, sentimentos, vontades,crenças e troca de idéias, de tal forma, que as nossas intenções e nossa expressão genuína sejam entendidas com clareza. É desejável recuperar a riqueza de uma conversa em sua abrangência e profundidade.
Seampliarmos o conceito de comunicação para uma esfera comunitária, estaremos fortalecendo a legitimidade do pensar, do sentir e do querer de cada um, fortalecendo os vínculos do coletivo para gerar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Texto De Apoio
  • Textos de apoio
  • Texto de Apoio
  • Texto de apoio
  • Texto Apoio
  • texto de apoio
  • Texto de apoio
  • texto de apoio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!