Texto Crítico Filme Escritores da Liberdade_Didática

693 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DISCIPLINA – DIDÁTICA I
DOCENTE – ROBERTO LUIZ MACHADO
DISCENTE: LEILA EUGÊNIA SILVA DE SOUZA

Texto Crítico sobre o Filme

"ESCRITORES DA LIBERDADE"

SALVADOR
2014

TEXTO CRÍTICO

O filme conta a história de uma professora que começa a trabalhar em uma escola localizada em um bairro de classe baixa, onde praticamente todos os alunos estão envolvidos ou já se envolveram com gangues. A capacidade que cada um tem de vencer desafios e "quebrar barreiras" e a máxima de que nunca é tarde para mudanças, são temas abordados nesta obra baseada em fatos reais. Mas o que tornou possível a transformação da realidade daqueles jovens desacreditados por si mesmos e pela sociedade, foi a forma como esta professora encarou a situação, buscando sempre através de uma visão livre de preconceitos, encontrar soluções para enfrentar os problemas que vão além da sala de aula, encorajando gradativamente cada aluno, a se tornar um ser pensante, questionador, sonhador e com esperança de um futuro melhor. Ela luta com todas as forças para mostrar que é possível a transformação através da educação, do respeito e entendimento do outro.

Mais do que tentar estabelecer um resultado, é preciso se colocar no lugar do outro para entender sua realidade, e permitir que a outra parte também seja ouvida e possa se expressar.

É um filme extremamente motivador e desafiador. Está tão próximo de nossa realidade... me fez pensar o quanto é URGENTE se preparar, e se capacitar para fazer a diferença na vida dessa juventude que está tão longe de entender o que são realmente capazes de ser e fazer no seu mundo, e para o mundo.

Uma cena do filme que me chamou atenção foi a do jogo, que é quando a professora usando um recurso tão simples e proveitoso (como são as dinâmicas e jogos) cola uma faixa no meio da sala e começa a fazer perguntas para que a turma responda se deslocando até ela ou não.

Relacionados