TEXTO CORRUPÇÃO E ETICA

903 palavras 4 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE – Uni-BH
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – ICSA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Ética– Prof. Luiz Magalhães – 1º semestre de 2015

Aluno: Robson Albino – Sala: 309 – Campus: Antônio Carlos

VÍDEO – CORRUPÇÃO NO BRASIL

Quando se trata de analisar uma situação entre ética e política, não há respostas fáceis, contudo, até que ponto a sociedade pode julgar a política no Brasil como uma corrupção, que infringe os comportamentos padrões éticos? No vídeo Bob Fernandes, faz um breve relato sobre a ética na política e a concepção das pessoas com relação ao tema.
Partindo do conceito da ética, ser um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade, podemos concluir que o problema inicial está com as pessoas. Estamos tão acomodados com nosso dia-a-dia, e mais preocupado com as atitudes dos outros, que esquecemos sobre a ética individualista, na qual cada um deve fazer por si, o que ocasionalmente servirá de exemplo para o outro, sem corromper o “bem estar” social.
Vivemos em um mundo de julgamentos, em que as pessoas não assumem seus erros e o culpado sempre é o outro. Na política não é diferente, pois o corrupto é sempre que está à frente das decisões, ou seja, vereados, deputados, presidentes, prefeitos, etc. A sociedade foi moldada com uma forma de pensar fechada, o que acaba atrapalhando no desenvolvimento de perspectivas e pensamentos relativos à ética na sociedade.
Se parássemos para analisar o País, seria possível dizer que vivemos em um Brasil corrupto, mas não pelo fato de exigir pessoas nos três poderes que usufruem de certos benefícios, mas pelo conjunto de ações tanto de pessoas com cargos políticos, mas também, por nós, cidadãos.
Frequentemente somos o sujeito de ações rotineiras que não nos deparamos como são vistas ao olhar ético. É mencionado no vídeo sobre as diversas coisas que fazemos e que são contra os princípios éticos e são julgados como corrupção, tais como: o não pagamento de

Relacionados

  • Aben
    4657 palavras | 19 páginas
  • Sradfaasdf adasdfasdf
    24580 palavras | 99 páginas
  • Cores
    156274 palavras | 626 páginas
  • Anais Ixjornada201201
    58240 palavras | 233 páginas