Texto Bortonni Ricardo

Páginas: 4 (904 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
http://www.unb.br/noticias/unbagencia/artigo.php?id=570

Secom UnB
 
Últimas
 
Artigos
 
Galeria de imagens
 
ALFABETIZAÇÃO - 14/09/2012
Versão para impressãoEnviar por e-mail
Refletindo sobre oLetramento no Brasil
Stella Maris Bortoni-Ricardo

 
 Tamanho do Texto

No dia 8 de setembro, comemorou-se o Dia Internacional da Alfabetização. Existem mais línguas ágrafas que línguas com sistema deescrita no mundo. Nessas últimas, a escrita e sua contraparte, a leitura, provocaram grandes mudanças sociais. Tais mudanças sociais, provocadas pela cultura escrita, recebem o nome de Letramento.
Adata é uma boa oportunidade para refletirmos sobre o Letramento no Brasil. Nosso País sofre, desde o seu surgimento no concerto das nações, com o problema do analfabetismo extensivo. Dois aspectos daquestão me chamam especialmente a atenção. O primeiro é histórico; o segundo se refere ao desempenho das escolas em nosso País contemporaneamente.
A população brasileira nunca foi majoritariamentealfabetizada. Em meados do século XX, em 1940, a percentagem de analfabetos , considerando os indivíduos de 15 anos ou mais, ainda era de 56 %. Em 1990 era de 19%. Naturalmente que, em números absolutos, oquantitativo de analfabetos vem crescendo, acompanhando o crescimento da população geral.
A publicidade governamental há mais de uma década nos informa que mais de 90% das crianças em idade escolarestão matriculadas em escolas. No entanto esse dado não inclui as crianças de menos de seis anos. Também há que se levar em conta as desigualdades regionais. Segundo dados do IDEB, Maceió, por exemplo,tem 52 mil crianças de 0 a 5 anos fora da escola. Com 2,3 pontos nos anos finais do ensino fundamental, Maceió é a capital com o pior desempenho do Índice de Desenvolvimento da Educação.
Mas ahistória não se encerra com os dados quantitativos. O principal problema hoje em dia é de natureza qualitativa. Nossa escola, de modo geral, não vem atingindo os seus objetivos de alfabetizar bem e letrar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Textos Ricardo Reis
  • Texto ricardo antunes
  • Resumo do texto de Ricardo Jacinto
  • ricardo reis- texto argumentativo
  • A cidadania negada (texto de ricardo antunes)
  • FICHAMENTO DO TEXTO DE DAVID RICARDO: OS CLÁSSICOS DA ECONOMIA.
  • Resenha do texto manifesto do marketing de relacionamento de ricardo pomeranz
  • Resumo sobre o texto de Ricardo Vélez Rodríguez

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!