Texto Argumentativo

Páginas: 9 (2114 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
TRABALHO DE PORTUGUÊS
TEXTO DISSERTATIVO ARGUMETATIVO – AULA I – ESTRUTURA DA ARGUMENTAÇÃO Vamos compreender melhor o que significa afirmar que os textos se estruturam em torno de uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão.
COMANDO: Discutaa cidade como um espaço múltiplo: argumente em favor de uma visão dinâmica dessa multiplicidade.
Observe:
CIDADE: SINCRETISMO DO MUNDO
Cadacidade é um mundo em miniatura onde coexistem os mais diferentes tipos humanos, arquitetônicos e naturais. COM SEU DINAMISMO, A CIDADE ATRAI E EXPELE, GLORIFICA E MASSACRA, DÁ A VIDA E TAMBÉM TIRA DE SEUS FILHOS, SEJAM ELES NATURAIS OU ADOTIVOS. Somos nela criados, somos por ela educados, sentimo-nos estrangeiros fora da nossa cidade – ELA É O CENTRO DA NOSSA EXISTÊNCIA.
Miscigenação de raças,classes sociais e profissionais, desenhos habitacionais cotidianos e irregulares, sede do poder e da pobreza, o centro urbano reúne em si vitória e derrota, felicidade e dor, contradição. Há o que busca a vida tranquila na Rocinha, há o que busca apenas o lazer no shopping center, o reduto mundial do consumismo. Cidade é permissão. Cidade é coação.
“Faz o que tu queres, mas serás julgado portudo.” A cidade é o espaço singular onde nascemos, vivemos e morreremos; que conhecemos tão bem, mas que explicamos sem explicar. A cidade ou não tem explicação, ou permite todas as explicações. O espaço urbano é construído com base nos tipos que nele habitam ou são os tipos moldados pelo ambiente? Local da multiplicidade, da integração e da discórdia, o sincretismo urbano é, para muitos, o sonho damudança acertada, o caminho da felicidade. É São Paulo para os sertanejos. É o Rio de Janeiro para Macabeia: é cidade feita contra pessoas. Visão ingênua deste mundo contraditório, ela representa a realização do sonho das massas. A cidade, em sua grandiosidade, é protetora e é perversa, é a paz é o inferno, é a certeza e é a contradição. Há a possibilidade de se filosofar sobre ela, de divagar sobreseus prós e seus contras, sobre seu bem e sobre seu mal.
Todavia, conhecer uma cidade é como conhecer uma pessoa: é vivê-la, é sofrê-la, é amá-la. A cidade é a nossa própria vida. Tanto é nossa vida que está em nós. Está em nossas roupas, em nosso jeito de ser, em nossos gostos, em nossa falta. O porto-alegrense é um singular.
Ao florianopolitano não tem igual: é o mané da ilha, Guga para omundo. Quem confunde um carioca e um soteropolitano? Cidade é a identidade. Somos nossa cidade, somos estrangeiros fora dela. Curitibano em Manaus é brasileiro no Japão – ambos expatriados porque o fixo e o fluxo de Curitiba e de Manaus são opostos, como os do Brasil são do Japão. Uma cidade forma-se de pessoas, partículas homogêneas que, todas juntas com suas diferenças, dão o ar heterogêneo que é acara da cidade.
Mundo, vasto mundo: teu inicio é na minha cidade, ainda que a cidade não seja minha. Com a globalização que conectou todo o globo, as fronteiras fecharam-se mais e mais. O mundo todo está em todas as cidades, enquanto cada uma tenta manter-se sua: espaço múltiplo, porém restrito. Cada cidade é de cada um que a tem como sua. Cidade é propriedade, a cidade é publica.
JUNKES,Larissa. Vestibular Unicamp; redações 2004
Campinas: editora da Unicamp, 2004. P. 77-80.
Estudo crítico
O título está adequado?
Não, o título do texto tem que dar ideia do que será tratado no mesmo, e o titulo acima não tem coerência adequada com o referente texto.
No primeiro parágrafo: qual a tese? Quais são os argumentos? Qual expectativa o texto cria no leitor?
(Argumentos e tesesmarcados em negrito e em caixa alta)
Expectativa: O autor quer transmitir ao leitor a influência que a cidade, atualmente, causa na sociedade.
No segundo parágrafo: quais recursos à autora utiliza para apresentar as características observáveis na cidade? Qual é o argumento tratado(laranja).
A autora utiliza como recursos para apresentar suas criticas, exemplos vivenciados hoje em dia na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • texto argumentativo
  • Texto Argumentativo
  • Texto argumentativo
  • texto argumentativo
  • texto argumentativo
  • texto argumentativo
  • Textos argumentativos
  • texto argumentativo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!