Texto 1 ALBORNOZ Libre

6643 palavras 27 páginas
ALBORNOZ, Suzana. O que é o trabalho. São Paulo: brasiliense, 1986.

1. O que a palavra trabalho significa:
Em quase todas as línguas da cultura européia, trabalhar tem mais de uma significação. O grego tem uma palavra para fabricação e outra para esforço, oposto a ócio; por outro lado, também apresenta pena, que é próxima da fadiga. O latim distingue entre laborare, a ação do labor, e operare, o verbo que corresponde a opus, obra. Em francês, é possível reconhecer pelo menos a diferença entre travailler e ouvrer ou oeuvrer, sobrando ainda o conteúdo de tâche, tarefa.
Assim também lavorare e operare em italiano; trabajar e obrar em espanhol. No inglês, salta aos olhos a distinção entre labour e work, como no alemão, entre arbeit e werk, contém a ativa criação da obra, que também em schaffen, criar, enquanto em labour e arbeit se acentuam os conteúdos de esforço e cansaço.
Em português, apesar de haver labor e trabalho, é possível achar na mesma palavra trabalho ambas as significações: a de realizar uma obra que te expresse, que dê reconhecimento social e permaneça além da tua; e a de esforço rotineiro e repetitivo, sem liberdade, de resultado consumível e incômodo inevitável.
Mas trabalho tem outros significados mais particulares, como o de esforço aplicado á produção de utilidades ou obras de arte, mesmo dissertação ou discurso.
Pode significar o conjunto das discussões e deliberações de uma sociedade ou assembléia convocada para tratar de interesse público, coletivo ou particular. Pode significar o serviço de uma repartição burocrática, e ainda os deveres escolares dos alunos a serem verificados pelos professores. Como pode indicar o processo do nascimento da criança: “a mulher em trabalho de parto”.
Isto se compreende melhor ao descobrir que em nossa língua a palavra trabalho se origina do latim tripalium, embora outras hipóteses a associem a trabaculum.
Tripalium era um instrumento feito de três paus aguçados, algumas vezes ainda munidos de pontas de ferro, no

Relacionados