tett4r

714 palavras 3 páginas
Introdução:
Nesse trabalho vamos falar sobre vários assuntos tratando sobre DNA. Um deles, talvez o principal seja como ele surgiu, quem descobriu, quando, onde e etc. Falaremos também sobre como ocorre a transcrição gênica, e como é feita a duplicação semiconservativa.

A descoberta do DNA:

A pouco mais de 50 anos, os cientistas descobriram que os genes são constituídos por acido desoxirribonucleico, ou seja, DNA. Esse ácido foi descoberto em meados do século XIX pelo cientista suíço Johann Friedrich Miescher. Em suas pesquisas ele utilizou glóbulos brancos obtidos do pus retirado de ataduras de ferimentos infeccionados. Analisando a composição química dos núcleos dos glóbulos, o pesquisador encontrou uma substancia ainda desconhecida, rica em nitrogênio e fósforo, que ele definiu como nucleica, por estar presente nos núcleos celulares.
A descoberta da nucleica inicialmente foi de pouco sucesso, mas alguns pesquisadores continuaram com os trabalhos de Miescher. Eles verificaram que a nucleica apresentava características ácidas e por isso colocaram o nome de ‘’ácido nucleico’’. Logo depois foram identificados dois tipos de ácido nucleico: o DNA, que apresenta o glicídio desoxirribose em sua composição, e o ácido ribonucleico, conhecido como RNA, que contem ribose em vez de desoxirribose.

Duplicação semiconservativa do DNA:
A duplicação representa o fenômeno resultante da reprodução da molécula de DNA, em que uma das moléculas recém-formadas conserva uma das cadeias, um dos filamentos de polinucleotidios, precedente da molécula mãe, produzindo uma nova cadeia complementar a que lhe serviu de molde. A duplicação do DNA é semiconservativa porque uma das novas moléculas de DNA produzidas por este processo apresenta uma cadeia original (que serve de molde) e uma cadeia recém-sintetizada. A molécula de DNA se duplica para que a informação nela contida possa ser transmitida a novas

Relacionados