Teteeto

2589 palavras 11 páginas
Epistemologia em comunicação

1. Problema do texto

Definicao de comhecimento.

2. Hipotese

Definir conhecimento como opiniao verdadeira, conhecimento e percepcao sao as mesmas coisas, explicacao racional sobre a opiniao.

3. Tese

Maieutica, metodo dialetico de questionamento.

4. Argumentacao

Socrates se considera uma parteira, a dor do parto é a perplexidade, é ter a conciencia de abandonar a ideia antiga pela nova (e isso doi).

5. Exemplificacao

Pagina 155: "com isso, nossa maieutica nos declara que todos os rebentos que nasceram nao passam de ovos sem gema e indignos de serem criados?"

Resumo

O Teeteto começa ao estilo de um diálogo do primeiro período. A questão proposta é "O que é o conhecimento?", e Sócrates oferece-se para fazer de parteira de modo a permitir que o jovem e brilhante matemático Teeteto dê à luz a resposta. A primeira sugestão é a de que o conhecimento consiste em coisas como a geometria e a carpintaria; mas isto não serve como definição, pois a própria palavra "conhecimento" teria de ser usada se tentássemos dar definições de geometria e de carpintaria. Aquilo de que Sócrates está à procura é aquilo que é comum a todos estes tipos de conhecimento.

A segunda proposta de Teeteto é a de que o conhecimento é a percepção: conhecer algo é tomar contacto com ela por meio dos sentidos. Sócrates observa que os sentidos de pessoas diferentes são diferentemente afectados: a mesma rajada de vento pode ser sentida por um pessoa como quente e por outra como fria. "É sentida como fria" significa "parece fria", de modo que apreender através dos sentidos é o mesmo que parecer. Apenas o que é verdadeiro pode ser conhecido; assim, se o conhecimento é a percepção sensorial, teremos de aceitar a doutrina de Protágoras segundo a qual aquilo que parece é verdadeiro, ou pelo menos aquilo que parece a uma pessoa específica é verdadeiro para essa pessoa.

Por detrás de Protágoras está Heraclito. Se é verdade que tudo, no mundo,

Relacionados

  • teteeto
    326 palavras | 2 páginas
  • teeto
    3683 palavras | 15 páginas
  • O Conceito Platônico do Conhecimento
    3683 palavras | 15 páginas
  • Analise do conhecimento em teeteto
    1629 palavras | 7 páginas