testetrabalho

569 palavras 3 páginas
ANÁLISE DO FILME APOLLO 13

Questões para reflexão ...

Na apresentação do projeto para os patrocinadores, Tom Hanks diz:
"Todos nós, até o faxineiro, temos orgulho de fazer parte desta equipe". Na mesma cena, o patrocinador questiona sobre o "Porque continuamos patrocinando o programa, uma vez que já chegamos a lua?" O que pode-se extrair destas duas situações, em relação ao contexto do GP?

No decorrer do filme, um dos astronautas, tem uma infecção de ouvido e o chefe da missão é substituído, dando lugar ao personagem protagonizado por TOM Hanks. Isto ocorre a 6 meses do lançamento do foguete. A sua esposa, então pergunta: "Você estará pronto em 6 meses?" Neste caso, que aspectos deveriam ter sido considerados pelo gerente do projeto? Houve treinamento suficiente? Os membros do projeto estavam efetivamente preparados?

Dentre os imprevistos que podem acometer um projeto, temos no exemplo do filme, uma mudança brusca no planejamento que coloca o gerente do projeto em uma situação complicada: Em função de sarampo, seria necessário substituir toda equipe, ou simplesmente abandonar o projeto. Comente sobre a decisão tomada pelo gerente neste caso e sobre os motivos que o levaram a tomar a decisão. Na sua opnião, esta foi uma escolha correta? Até que ponto as coisas poderiam ter saído diferente se ele tivesse optado por não viajar com uma equipe totalmente nova, a dois dias do lançamento?

Durante testes e treinamento com a nova equipe, Tom Hanks afirma irritado com as circunstâncias: "Temos 2 dias, e estaremos prontos!" Os suplentes estavam devidamente preparados para a viagem? Como foi a gestão de risco neste caso?

Durante o lançamento e a viajem do foguete, pode-se observar a presença de um gerente de projetos em terra. Que aspectos você destacaria no perfil deste gerente? Ele soube conduzir bem o projeto? Quais as características da sua equipe ? Como era a sua relação com esta equipe? Qual a principal habilidade demonstrada por este gerente?

Relacionados