Teste

Páginas: 54 (13342 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Trabalho sobre o Grau de
Companheiro Maçom
(Instruções de 1 à 7)




2005






PRÓLOGO

É absolutamente indescritível a profundidade de conhecimentos adquiridos no grau de companheiro, pelo singelo motivo de que a busca do companheiro, com vistas a responder a pergunta “Quem somos ? “ se dá em seu interior, local no qual o companheiro imaginava possuir total conhecimento.Porém, ao realizar a sua busca, verifica que pouco conhecia.

Cada grau maçônico simboliza uma condição, qualidade, prerrogativa, dever e responsabilidade que se somam às precedentes sem que nos dispensem de cumprir com as mesmas. Portanto, à qualidade de Companheiro deve agregar-se a de Aprendiz, de maneira que, sem que cessem os esforços de aprender e progredir, esta atividade se faça fecundae produtiva, segundo expressa o sentido da palavra que indica a passagem do primeiro ao segundo grau.

AS CINCO VIAGENS

Assim como um primeiro discernimento entre o vício e a virtude e entre o erro e a verdade, foi necessário ao Aprendiz antes de poder viajar ou progredir do Ocidente ao Oriente e das trevas para a Luz, assim também o reconhecimento de suas faculdades, por meio das quais oCompanheiro começa a contestar a pergunta Quem somos? é condição necessária para empreender as viagens ou etapas de progresso que o esperam nesta segunda fase de sua carreira maçônica.

As viagens são em número de cinco e há um estreito paralelo entre estas faculdades e os instrumentos que ao aspirante (já potencialmente Companheiro) deverá levar em cada viagem, ou melhor dizendo, nas quatroprimeiras que se efetuam (como o do Aprendiz) do Ocidente ao Oriente passando pelo Norte, e logo de regresso do Oriente ao Ocidente pelo Sul.

Como o Aprendiz, o Companheiro também deve proceder do mundo concreto, ou do domínio da realidade objetiva, ao mundo abstrato ou transcendente, o mundo dos Princípios e das Causas, atravessando a região obscura da dúvida e do erro (o Norte) para voltarpela região iluminada pelos conhecimentos adquiridos (o Sul), constituindo cada viagem uma nova e diferente etapa de progresso e realização.

Na primeira viagem, o novo companheiro leva os dois instrumentos com os quais fez seu trabalho de aprendiz, trabalho que agora o incumbe de prosseguir com a nova habilidade que foi o resultado de toda a aprendizagem.

O malho e o cinzel, por meio dosquais o pedreiro desbasta a pedra bruta, "aproximando-a a uma forma em relação com seu destino", são para o maçom as duas faculdades gêmeas da vontade e da determinação inteligente, sobre as quais a primeira tem que se aplicar para produzir um resultado aproveitável na Obra de Construção Individual, meta de seus esforços.

Os instrumentos levados na segunda viagem pelo Obreiro que se iniciounos princípios da Arte, são de uma natureza inteiramente diferente dos dois com os quais fez seu primeiro trabalho: enquanto os primeiros são dois instrumentos pesados para um trabalho material, aqui teremos dois instrumentos mais ligeiros de precisão para um objetivo intelectual: a régua e o compasso.

Com estes, além de verificar e dirigir o trabalho feito com os anteriores (como o fazem oescultor e o artista consumados, transformando a pedra bruta em arte) o Companheiro se adestra nos primeiros elementos daquela Geometria, que é um dos objetivos de seu estudo e que nos da Chave da Arte da Construção, ajudando-nos para interpretar os planos do Divino Arquiteto dos mundos.

A régua e o compasso não são simplesmente dois instrumentos de medida, em que a medida da terra ou mundoobjetivo, seja o significado originário da palavra Geometria, senão melhor criativos e cognitivos, dado que, por meio deles podemos construir quase todas as figuras geométricas, começando pelos dois elementares, que são a linha reta e o círculo.

Todas estas figuras, têm para o maçom, uma importância construtiva no domínio moral e intelectual.

A linha reta que nos traça a régua, é o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teste teste teste teste
  • teste teste teste teste
  • TESTE TESTE
  • teste de teste
  • Teste do teste
  • Teste teste
  • teste teste
  • Teste teste

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!