Teste

Páginas: 2 (463 palavras) Publicado: 17 de maio de 2011
A dificuldade de se definir “Direito” levou Kant, no século XVIII, afirmar o que ainda hoje é uma verdade: “Os juristas ainda estão à procura de uma definição para o Direito”.
Essa dificuldadederiva da forma com que cada jurista encara a palavra Direito. Os legalistas a identificam com a norma jurídica. Os idealistas a identificam com a justiça. Para defini-lo, os sociólogos relevam o elementosocial que dele é apenas parte, enquanto que os historiadores ressaltam o seu caráter evolutivo, que somente registra sua mutação.
Melhor então tentarmos definir direito por um critério nominal epor outro real.

1. Nominal
1.1 Etimológico (explica o vocábulo pela sua origem “étimo”):
A palavra Direito vem do latim “directum” ou “rectum”, que significa “direito” ou “reto”. Direitosignifica aquilo que está conforme uma reta, que não tem curvatura. O vocábulo encontra correspondente em todas as línguas de origem latina e mesmo nas modernas ocidentais. Assim, temos: Droit (francês);Diritto (italiano); Derecho (espanhol); Recht (alemão); Right (inglês); Dreptu (romeno).
Os romanos, contudo, não o empregaram. Preferiram o vocábulo “Jus”, para designar o que era “lícito”, empregandoo antônimo “injuria”, para significar o que era “ilícito”.
A origem da palavra “JUS” é controvertida, entre os filólogos.
Alguns afirmam que ela deriva de “Jussum”, particípio passado do verbo“jubere”, que significa mandar, ordenar.
Há quem afirme que “jus” derive do sânscrito “yú”, que significa vínculo, daí nascendo palavras como “jugo” e “cônjuge” (cumyú, vínculo comum).
Para outrosfilólogos, “jus” deriva de “justum”, que significa “o que é justo” e, por sua vez, teria seu radical no védico “Yós”, com significado de bom, santo, divino. Daí veio o vocábulo Zeus (Pai dos deuses, nogrego) e Jovis (Júpiter, no latim).

1.2. Semântico (registra os diferentes sentidos que o vocábulo alcança):
O vocábulo Direito, que significava “o que está conforme a reta”, passou a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teste teste teste teste
  • teste teste teste teste
  • TESTE TESTE
  • teste de teste
  • Teste do teste
  • Teste teste
  • teste teste
  • Teste teste

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!