Teste

Páginas: 3 (725 palavras) Publicado: 2 de junho de 2012
-------------------------------------------------
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
‘Wall Street Journal’ vê risco de bolha imobiliária no Brasil
13 de setembro de 2011 |11h39
Sílvio Guedes Crespo

“O lado negro da ascensão do Brasil” é o título de uma longa reportagem publicada nesta terça-feira, 13, pelo “Wall Street Journal, com destaque na primeira página. Otexto afirma que a entrada de capital estrangeiro pode gerar uma bolha imobiliária no País.
A lógica é simples. Os investidores estrangeiros colocam seu dinheiro no Brasil e geram duas consequênciasnegativas: primeiro, “a abundância de recursos na economia ajuda a financiar empréstimos imobiliários de risco mais alto e alimenta uma potencial bolha imobiliária”. Segundo, a entrada de recursosfortalece a moeda brasileira, prejudicando a indústria nacional.
Bolha imobiliária
O aumento dos empréstimos a uma taxa de juros ainda alta pode elevar a indaimplência, na opinião do jornal. Areportagem cita o exemplo de uma brasileira que havia tomado quatro linhas de crédito a uma taxa de 40% ao ano e depois teve que suspender o pagamento porque seu marido teve problema no rim e precisou parar detrabalhar.
Mas há visões diferentes a respeito. “Eu não vejo uma bolha. Fluxos de capital são uma consequência natural de todas as boas notícias no Brasil”, disse ao “Journal” Fabio Barbosa,ex-presidente da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).
Brasil caro
Tendo os bancos muito dinheiro para emprestar, as pessoas obtêm mais facilmente dinheiro para gastar, e os preços sobem. Não só os deimóveis, mas de vários bens e serviços, “do cinema à Coca-Cola”, ou “dos carros aos preservativos”, para usar os exemplos citados no “Journal”. Ainda, os salários também aumentam.
Os preços altosgeram dificuldades para as empresas. A Embraer, por exemplo, disse ao “Wall Street Journal” que quer abrir mais fábricas no exterior.
Real forte, indústria fraca
Todo capital externo, ao chegar ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teste teste teste teste
  • teste teste teste teste
  • TESTE TESTE
  • teste de teste
  • Teste do teste
  • Teste teste
  • teste teste
  • Teste teste

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!