TESTE STROOP

Páginas: 9 (2068 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014

Efeito Stroop



Resumo
O Teste de Stroop pretende avaliar até que ponto a leitura é um processo automático; ilustra também a natureza do processamento automático, isto é, mesmo quando tentamos ignorar o significado de cada estímulo, o cérebro regista automaticamente os seus significados.
Para este efeito, eram apresentadas ao sujeito listas de palavras impressas em várias cores, sobreas quais se pretendia observar se os sujeitos tentariam fazer algo mais do que apenas ler a palavra.
Verificou-se então que a leitura é feita através de um processo automático, e por isso houve mais interferência na leitura das listas em que o nome da cor ou uma palavra semelhante estava escrito de cor diferente (por exemplo, VERMELHO,VERDADE).
Introdução
John Ridley Stroop nasceu a 21 de Marçode 1897 em Rutherford County, no estado do Tennessee e faleceu a 1 de setembro de 1973.
Desde o inicio da sua educação na escola de Kitrell County e até concluir o ensino secundário no liceu David Lipscomb, sempre foi um dos melhores alunos.
Stroop continuou os estudos na universidade George Peabody College, onde se doutorou em psicologia Experimental.
A partir daí teve uma carreira invejávelretirando-se em 1967, para exercer a posição de reitor da escola de Ohio Valley, para depois assumir a posição de “emeritus”, professor de estudos bíblicos na agora universidade, Davis Lipscomb.
Wilhelm Wundt investigou quanto tempo as pessoas demoravam a nomear objectos e as características dos mesmos, assim como o tempo que demoravam a ler as palavras correspondentes. Concluiu que ler aspalavras demorava menos tempo do que dizer o nome dos objectos ou as suas características.
Embora tivessem sido feitos inúmeros estudos sobre esta matéria, só o artigo de Stroop combinava as dimensões da palavra e do objecto/características, criando a famosa situação de resposta e conflito
Jensen e Rohwer (1966) criticaram Jaensch (1929) por ter integrado as duas dimensões – a palavra e a cor – algunsanos antes de Stroop, mas o trabalho de Jaensch recebeu pouca atenção relativamente ao de Stroop. O rigor e clareza excepcionais do seu trabalho, sem dúvida contribuíram para a compreensão do seu artigo. A sua investigação foi continuada no laboratório psicológico Jesup, com a supervisão do professor Joseph Peterson.
São vários os objectivos do Teste de Stroop, pretende, entre outras coisas,avaliar o processo de automatização de leitura, ou seja, verificar até que ponto é possível nomear a cor da palavra sem, no entanto, a ler. De um modo geral, as palavras exercem uma forte interferência entre as diferentes informações (o que está escrito e a cor da palavra) que são simultaneamente processadas pelo cérebro, causam um conflito. Existem duas teorias que tentam explicar o “Efeito Stroop”:1 – Teoria da Velocidade do Processamento
A interferência ocorre porque as palavras são lidas mais rapidamente do que as cores são nomeadas.
2 – Teoria da Atenção Selectiva
A interferência ocorre porque a nomeação de cores requer mais atenção do que ler palavras.
Descobriu-se mais tarde, que este teste poderia indicar a presença de comprometimentos pré-frontais, sempre que o indivíduoapresentasse uma dificuldade em inibir respostas previamente aprendidas, o chamado “efeito Stroop”.
Geralmente é mais fácil de aplicar o Teste de Stroop a crianças jovens, não escolarizadas. Quanto mais alfabetizada a pessoa, maior a tendência em se usar a leitura no teste.
Método
Participantes:
Participaram neste estudo, 96 sujeitos, todos estudantes da Universidade do Algarve, maioritariamentejovens adultos. Nenhum dos participantes apresentava distúrbios na percepção das cores.
Material:
- Cronómetro
- Tabela de registo dos tempos de nomeação de cores das listas apresentadas
- Foram utilizadas cinco listas diferentes:
. Lista 0 - utilizada como preparação para as seguintes, apresentava várias linhas de Xs, cada uma delas escrita a vermelho, verde, azul, preto ou amarelo.
. Lista...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise do Comportamento Teste de Stroop 2014
  • stroop
  • stroop
  • stroop
  • EFEITO STROOP
  • Percep Ao Stroop
  • Efeiro stroop
  • Efeito Stroop

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!