Teste etstado

7321 palavras 30 páginas
Visual FoxPro 8.0 – O Caminho das Pedras – Página 1 de 103
O CAMINHO DAS PEDRAS
Como desenvolvedor vindo de linguagens não visuais como Clipper e FoxPro, tive um certo trabalho pra me adaptar com Visual FoxPro. Primeiro pela infinidade de coisas que são abertas na tela pra se clicar e segundo porque existem muitos conceitos novos.
Pretendo através deste pequeno manual apresentar o caminho mais rápido para se desenvolver aplicações em Visual FoxPro, sem que ter apresentar todos os conceitos da linguagem.
Nós que viemos de dialetos xBase e principalmente de linguagens para ambiente DOS temos um vasto vocabulário de termos para elementos de nossas aplicações que provavelmente mudarão de nomes no ambiente Windows. Alguns desses vocábulos:
Tabela 1
Linguagem não Visual
Tela
Tela de Dados
Lib
Get
Say

Linguagem Visual
Janela
Formulário de Dados
Biblioteca de classes
Textbox
Label

NÃO É PRECISO CONHECER TUDO PARA COMEÇAR
Ao contrário do que muitos acham, não é necessário conhecer tudo de VFP para começar a desenvolver. Note que eu disse começar. À medida que se aprende mais, mais se têm necessidade de aprender. Isso é o que é o máximo! Em outras palavras quero dizer que é necessário aprender sempre.
Para começarmos a desenvolver aplicações de baixa complexidade não precisamos conhecer muita coisa. Vejamos algumas das que são mais necessárias.
O que precisamos conhecer?







Project Manager
Database Designer
Form Designer
Menu Designer
Report Designer
Program Editor

O Project Manager
Esta é a ferramenta de gerenciamento de projetos do Visual FoxPro. É bastante simples de utilizar e de uma utilidade incrível. Através dele é que faremos a compilação de nosso projeto final, gerando nossas APP’s (Aplicações) e executáveis. Vejamos sua aparência:

Fox Total Network http://www.foxtotal.com.br Copyright © 2004 – Nilton Paulino

Visual FoxPro 8.0 – O Caminho das Pedras – Página 2 de 103

Figura 1 - Project

Relacionados