TESTE DE RORSCHACH

635 palavras 3 páginas
TESTE DE RORSCHACH

O teste de Rorschach foi desenvolvido pelo psiquiatra suíço Hermann Rorschach. Em 1911 ele iniciou suas investigações sobre a personalidade e em 1917 interessou-se no trabalho de Symon Hens. Hens utilizava 8 cartões com manchas de tinta não colorida na investigação dos conteúdos das respostas de pessoas normais e psicóticas. Foi então que Rorschach criou quinze pranchas coloridas e preto e branco para experimentá-las em seus pacientes, porém por questões econômicas e editoriais suas pranchas foram reduzidas ao numero de dez. Assim, em 1921 com a ajuda de seu amigo Morgenthaler, Rorschach publicou o livro “Psicodiagnóstico”com as conclusões de seus estudos. Logo após a redação de seu trabalho, Hermann Rorscharch vem a falecer e seu trabalho ficou restrito a um pequeno grupo de seguidores, somente após dez anos o “Psicodiagnóstico”começou a se expandir e o teste a ser utilizado em vários países.
Como dito anteriormente, o teste de Rorschach consiste de 10 pranchas com borrões de tintas coloridas e preto e branco que possuem características específicas quanto a luminosidade, ângulo, proporção, espaço, cor e forma. Essas características contribuem para a rápida associação das imagens mentais que envolvem idéias e afetos, mobilizando a memória de trabalho.
Quanto a aplicação, ela é feita individualmente, em qualquer pessoa que tenha condições de se expressar verbalmente e que tenha acuidade visual, de qualquer idade e nível sócio-econômico. As pranchas são apresentadas uma por uma ao examinando que deve então dizer com o que acredita serem parecidas as manchas. A partir dessas respostas, procura-se obter um quadro amplo da dinâmica psicológica do indivíduo, colocando a prova suas funções psíquicas de percepção, atenção, julgamento crítico, simbolização e linguagem.
Ache os cursos e faculdades ideais para você !
Quanto a análise do teste, o avaliador deve decodificar as respostas dadas que são classificadas através de um complexo sistema de códigos

Relacionados