teste de flexibilidade sem banco de weells

621 palavras 3 páginas
Teste de flexibilidade sem banco de wells, realizado com alunos do ensino fundamental da escola municipal lázaro xavier PIRES.

IVONE SILVA CARNEIRO 11/0047923 ANTÔNIO GOMES DA COSTA 11/0047168

FORMOSO/MG
2013

Introdução:
O teste de flexibilidade é utilizado para estabelecer parâmetros para prescrição de exercícios de alongamento (trabalho de flexibilidade). Identificar grupos músculos-articulares com pouca flexibilidade possibilitando enfatizar aquelas regiões com exercícios de alongamentos. Avaliar a flexibilidade periodicamente é importante par verificar as possíveis alterações na amplitude do movimento com o passar dos anos. Estabelecer correlação entre dores músculos-articulares ao encurtamento músculo-tendíneo e relacionar a melhora do individuo com o aumento da flexibilidade. Identificar encurtamento músculo-tendíneo em sua fase inicial, sendo mais fácil seu tratamento. Conhecer a amplitude de movimento de várias articulações pode ajudar nas comparações intra-grupo, entre indivíduos de mesma faixa etária e sexo, com outras populações e ainda verificar se há, por exemplo, diferenças de flexibilidade entre um membro dominante de outro não dominante.
Objetivo e justificativa
Avaliar a flexibilidade da amplitude posterior do tronco e pernas através do teste de sentar e alcançar, teste de flexibilidade sem banco de Wells, presente na bateria de testes do PROESP (Projeto Esporte Brasil).
O presente estudo busca avaliar a condição física, a amplitude posterior do tronco e pernas, mobilidade articular e verificar se existe diferença de flexibilidade entre indivíduos de sexo opostos, comparando os resultados obtidos entre os indivíduos avaliados.
Metodologia
Foram

Relacionados