Teste de Feliingh

999 palavras 4 páginas
Teste de Fehling

O teste de Fehling, como o próprio nome indica, foi descoberto pelo químico alemão Hermann Fehling, que nasceu em Lubeque, na Alemanha, a 9 de junho de 1811, e faleceu em Estugarda, também na Alemanha, a 1 de julho de 1885.
Consiste num teste químico para determinar o carácter redutor de uma substância orgânica (substância que, em reação química, cede eletrões a outra substância).
Este teste é geralmente utilizado para detetar açúcares redutores (monossacarídeos, como a glucose, e dissacarídeos, como a maltose e a lactose) e aldeídos.
A solução de Fehling é constituída por uma solução de sulfato de cobre(II) e por uma solução alcalina de tartrato de sódio 2,3-di-hidroxibutanodiato.
Se se adicionar à solução-teste uma quantidade igual das duas soluções e se se aquecer até à fervura, verifica-se a formação de um precipitado vermelho cor de tijolo de óxido de cobre(I) que prova que a substância em estudo é redutora.
Teste de Benedict
O Reagente de Benedict (também chamado de Solução de Benedict ou Teste de Benedict), é um reagente químico de cor azulada, desenvolvido pelo químico americano Stanley Rossiter Benedict, geralmente usado para detectar a presença de açúcares e açúcares redutores, nos quais se incluem glicose, galactose, lactose, maltose e manose. O Reagente de Benedict consiste, basicamente, de uma solução de sulfato cúprico em meio alcalino (com muitos íons OH-); e pode ser preparado através do carbonato de sódio, citrato de sódio e sulfato cúprico.
O reagente de Benedict, (também chamado de gayder) vendido em farmácias de manipulação, é usado geralmente no lugar da solução de Fehling para detectar excesso de açúcar na urina e dectar uma possível diabete. O teste pode ser feito num tubo de ensaio, adicionando-se 10ml do reagente de Benedict em 100ml da primeira urina da manhã (mais concentrada) e depois, com a ajuda do bico de Bunsen levando a mistura a ebulição. Após a fervura verifica-se uma alteração na cor original do

Relacionados