Teste de chama

Páginas: 8 (1773 palavras) Publicado: 15 de maio de 2013
Ensaio de Chama

Disciplina de Química Experimental I

Objetivo:
Estudar o comportamento de alguns elementos químicos ao serem excitados por uma fonte de calor e analisar a cor que cada uma emite.
Introdução:
O teste da chama baseia-se na teoria da mecânica quântica. Einstein, um pouco mais tarde que Planck, enunciou-a, verificando por numerosas experiências de que a matéria emite ouabsorve uma radiação, a energia E é emitida ou absorvida em quantidades discretas iguais a hν; tem-se, assim, E = hν, onde ν designa a freqüência da radiação considerada e h a constante universal de Planck (h = 6.5510-27 erg. sec). A constante h foi introduzida na Física por Planck, em 1900, em seus célebres trabalhos sobre a intensidade específica da radiação de origem térmica que existe no interiorde um recinto isotérmico.A radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectro visível, ou seja, o olho humano é capaz de enxergá-las através de cores. Assim, é possível identificar a presença de certos elementos devido à cor característica que eles emitem quando aquecidos numa chama.
A temperatura da chama do bico de Bünsen é suficiente para excitar umaquantidade de elétrons de certos elementos que emitem luz ao retornarem ao estado fundamental de cor e intensidade, que podem ser detectados com considerável certeza e sensibilidade através da observação visual da chama.
A aplicação da teoria dos quantum ao estudo da estrutura dos átomos e de suas raias espectrais de emissão e de absorção foi feita, pela primeira vez, por Niels Bohr em 1913. A teoriaatômica de Bohr utilizou-se do modelo atômico de Rutherford.
No trabalho de Bohr, foi aplicada pela primeira vez a hipótese quântica para explicar a estrutura atômica com razoável sucesso.Bohr, tomou como ponto de partida para o desenvolvimento do seu modelo atómico o átomo mais simples, isto é, o de hidrogénio.
Admitiu que o átomo tinha uma estrutura nuclear, mas os elétrons só poderiam girar emvolta do núcleo em determinadas órbitas bem definidas e estáveis. Os elétrons estariam condicionados a só poderem ocupar determinadas posições, às quais corresponderia uma quantidade de energia potencial bem definida, isto é, os elétrons só poderiam ocupar determinados níveis de energia.
A teoria atómica de Bohr permitiu interpretar os espetros de emissão e de absorção.

Materiais:
Vidro derelógio; Cabo de kole; Fio de Metal (liga de Ni-Cr) de 5 cm de comprimento; Bico de Bunsen; Vidro de Cobalto; Pissete Plástico.

Reagentes:
-Solução de ácido clorídrico - HCl 6 mol/L
-Cloreto de Sódio sólido - NaCl
-Cloreto de Potássio sólido –KCl
-Cloreto de Cálcio sólido – CaCl2
-Cloreto de Estrôncio sólido – SrCl2
-Cloreto de Bário sólido- BaCl2
-Cloreto de Cobre sólido – CuCl2Metodologia:
Fixou-se o fio de monel na extremidade do cabo de Kole. Para limpeza do fio de monel, colocou-se uma solução de HCl 6 mol/L em um vidro de relógio, e imergiu o fio na solução, posteriormente levou-o à região de fusão da chama do bico de bunsen. Repetindo o procedimento até que o fio esteja completamente limpo, quando não transmitir mais coloração à chama o fio estará limpo.
Posteriormente,mergulhou-se o fio na solução de acido clorídrico contido em outro vidro de relógio e então numa porção da substancia em analise de modo que esta fique aderida ao fio. Logo após, levou-se o fio contendo a amostra à zona oxidante inferior da chama e, então, observar e anotar a cor transmitida à chama. Repetiu-se o procedimento de limpeza para teste de outros sais. Analisando os outros sais na mesmametodologia descrita anteriormente, com exceção do Cloreto de Sódio, que por sua característica atômica mascara a de outros cátions caso o sal testado esteja contaminado com sódio. Para evitarmos esse problema, se repetira o procedimentoanterior e observara a chama através de uma placa de vidro de cobalto que absorve a cor amarela. Neste caso, devido ao sódio as outras cores serão modificadas....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teste de Chama
  • Teste de chama
  • Teste de Chama
  • Teste da chama
  • teste da chama
  • TESTE DE CHAMAS
  • Teste da chama
  • teste de chamas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!