TESTE DA CUMBUCA DE N15 PROSTATISMO

599 palavras 3 páginas
TESTE DA CUMBUCA DE Nº15
ESTUDO DE CASO SOBRE PROSTATISMO

TEORIZAÇÃO: a próstata é uma glândula exócrina que faz parte do sistema reprodutor do homem. Sua função principal é armazenar e secretar um fluído alcalino ( pH7,29) seminal, componente do semem.
Entre as enzimas prostáticas está o antígeno prostático específico (PSA) menor de 1% , o toque retal é muito importante para ajudar no esclarecimento e tratamento médico do prostatismo.
O bom funcionamento da próstata necessita dos hormônios masculino, responsáveis pelas características sexuais. O principal hormônio é a testosterona, produzido nos testículos, outros como nas supras renais. O hormônio que regula a próstata é o diidrotestosterona.
Com o passar dos anos, acima do 40 anos, a próstata cresce e pode ser detectada pelo toque retal, exame médico na zona chamada de uretra prostática. A uretra masculina possui duas funções: drenar a urina e o sêmen na ejaculação.
A HBP é definida pelo aumento da glândula prostática que pode provocar estreitamento e obstrução da uretra dificultando a diurese ou a retenção. O crescimento da glândula pode envolver parte ou toda a uretra prostática.
As doenças prostáticas: câncer (CA) de próstata, hiperplasia prostática benigna, prostatite entre outras. O CA se não detectado precocemente pode metastisar (espalhar) para outros órgãos.
Causa dor intensa além de: provocar disfunção erétil, dificuldade para urinar, o que é mais grave; pode evoluir lentamente sem apresentar sintomas. O exame periódico de PSA e o toque são fundamentais para a detecção precoce do tumor.
Os medicamentos beta são responsáveis por vários efeitos colaterais, uns mais que os outros entre eles podemos citar:
Cefaléia,
náusea e vômitos, diarréia, boca seca , congestão nasal, conjuntivite, vertigens , parestesia, zumbido,

Relacionados