Testando Indutor Ou Um Enrolamento De Transformador Em Fontes Chaveadas1

4349 palavras 18 páginas
Testando Indutor ou um Enrolamento de Transformador em Fontes Chaveadas.

Introdução
O “calcanhar de Aquiles” em fontes chaveadas é o componente magnético, seja ele indutor ou transformador. Mesmo após terem sidos identificados os valores da indutância destes componentes, ainda é necessário adequá-lo para as características de tipo, material e dimensões do núcleo, tensão, corrente eficaz, corrente máxima instantânea, perdas núcleo, perdas enrolamento, disposição do enrolamento em relação ao núcleo, número de espiras, número do fio do enrolamento, número de fios para cada enrolamento e blindagem eletromagnética. No caso de indutores com parte do percurso magnético em material não magnético (gap), ainda é necessário se especificar a espessura deste gap. Conhecer estes fatores é que tornam o projeto de indutores e transformadores tão trabalhoso.

Comportamento do projetista
Uma vez calculado todos, ou quase todos, os parâmetros o componente magnético da fonte chaveada, o projetista pode optar por um de três procedimentos mostrados a seguir:
a)

Passar todas as especificações para um fabricante, caso esta opção esteja disponível.

b) Caso seja possível, identificar e importar o componente disponibilizado por algum fabricante.
c)

Montar o seu próprio componente magnético.
No caso de importação do produto, que já faz parte da lista disponibilizada pelo fabricante, a

probabilidade de haver um desvio apreciável nas especificações é remota. O único fator negativo seria o custo envolvido nesta transação e o tempo de chegada do componente até as mãos do projetista
Caso se deseje montá-lo, ou se deseje que um fabricante, nacional ou não, confeccione o componente, será necessário testá-lo. Afinal, como ainda não faz parte de um item de produção seriada, não há histórico de que esteja dentro das especificações.
Como poder garantir que um indutor ou um transformador esteja dentro das expectativas de projeto?
É necessário testá-lo. Não basta que se conheça o valor da indutância,

Relacionados