Tessituras da modernidade: entre o público e privado

Páginas: 7 (1677 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2011
EUFRÁSIO, Cíntia L. B. de Araújo e EUFRÁSIO, Marcelo A. Pereira. Tessituras da Modernidade: entre o público e privado. Curitiba: Protexto, 2011.

Cíntia Eufrásio possui graduação em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2009) e Pós-Graduação Lato Senso em nível de Especialização em História do Brasil e da Paraíba pelas Faculdades Integradas de Patos (2010), é professora deHistória da rede pública estadual. Suas pesquisas são voltadas para História Cultural, sobretudo envolvendo questões sobre Identidades e Gênero.
Marcelo Alves Pereira Eufrásio possui graduação em História pela Universidade Estadual da Paraíba, graduação em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba, especialização em História da Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba e mestrado em Ciências daSociedade pela Universidade Estadual da Paraíba. Atualmente é doutorando em Ciências Sociais na Universidade Federal de Campina Grande na linha de pesquisa: desenvolvimento, ruralidades e políticas públicas, onde pesquisa a questão da inserção do jovem no mercado de trabalho a partir das políticas públicas contemporâneas frente a problemática da informalidade. É professor da Faculdade de CiênciasSociais Aplicadas e da Fundação Francisco Mascarenhas. Tem experiência na área de Direito Público e Sociologia, com ênfase em Direitos Humanos, Direito da Infância e Juventude, Filosofia Geral e Jurídica, Sociologia Geral e do Direito e Metodologia da Pesquisa Jurídica, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos especiais, cidadania, culturologia jurídica, relações de poder, relações detrabalho e políticas públicas ligadas à infância e juventude.
O livro, “Tessituras da Modernidade”, é divido em duas partes. A primeira parte fica sob responsabilidade de Cíntia Eufrásio, abordando o papel da mulher na história e tem como exemplo as relações trabalhistas das mulheres na cidade de Esperança. A segunda parte da obra fica a cargo de Marcelo Eufrásio, abordando conceitos de cidadaniae participação política. O autor ainda enfatiza as políticas públicas voltadas para inserção dos jovens brasileiros no mercado de trabalho.
Cíntia Eufrásio começa sua obra fazendo uma breve explanação acerca da história das mulheres. Ela busca, através da história, uma análise crítica da sociedade em torno da mulher. Em primeiro plano, a autora expõe aspectos de uma sociedade dita “matriarcal”,discorrendo aspectos culturais que permearam aquela sociedade.
Tomando como base os estudos do antropólogo Darcy Ribeiro, Eufrásio enfatiza a importância do papel da mulher na Revolução agrícola, sendo esse tipo de sociedade moldada na economia de subsistência, atribuindo um papel relevante da mulher na colheita e no preparo dos alimentos. Ainda, especula-se que a agricultura teria sido umainvenção feminina bem como o arado. Porém, diante do surgimento da propriedade privada (resultando num maior incremento tecnológico no campo agrícola), gerou-se um terreno propício para dominação masculina, principalmente como elemento garantidor da manutenção do poder central e privado.
Mais adiante, a autora trabalha com a idéia de gênero em três momentos distintos em nossa história.Primeiramente, com a identidade feminina na antiguidade. Na sociedade greco-romana, o poder patriarcal imperava nas relações familiares e sociais, as mulheres não detinham a cidadania de fato e eram vistas como meras reprodutoras. Na babilônia, as mulheres eram tratadas como mercadoria. Realizavam-se leilões com o objetivo de casá-las, ou seja, estas eram vistas como “produtos” negociáveis pelos homens.
Emsegundo momento, a autora discorre sobre o período medieval. Nesse contexto a maioria das mulheres trabalhavam na agricultura. Apesar da figura pura e casta da mãe de Cristo, representada por Maria, era forte o desprezo e aversão às mulheres.
O terceiro momento, Cíntia Eufrásio tem como recorte temporal os séculos XVIII e XIX, contexto em qual há uma evolução do pensamento social, onde a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A pol tica brasileira em busca da modernidade O publico e o privado
  • Publico e privado
  • O público e o privado
  • Publico e Privado
  • O PUBLICO E O PRIVADO
  • Publico e o Privado
  • O público e o Privado
  • Entre o público e o privado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!