Tesmistores, termopares e termorresistencia

810 palavras 4 páginas
Termistores
Os termistores são resistores termicamente sensíveis, cujas características exibem grandes mudanças na resistência com uma pequena mudança da temperatura do corpo, devido à alteração na concentração de portadores de carga. Esta mudança da resistência com a temperatura pode resultar em um coeficiente negativo da resistência, onde a resistência diminui com um aumento na temperatura (termistor NTC ). Quando a resistência aumenta com um aumento na temperatura, o resultado é um coeficiente positivo da temperatura (termistor PTC). A maioria dos metais têm um coeficiente positivo de temperatura.
Os termistores são fabricados depositando-se uma pequena quantidade de pasta semicondutora sobre fios de liga de platina. Posteriormente, as unidades são revestidas com um epoxi para a proteção e a estabilização. A natureza do material do termistor possibilita que mudanças mínimas na temperatura do corpo, gerem uma grande mudança na resistência medida, esta relação é exponencial. Obs.: A distinção entre termo-resistência e termistor (ou termistência) prende-se com o tipo de material utilizado na sua construção. A diferença é que as termo-resistências, que em língua inglesa são designados resistance temperature detectors, RTD, utilizam materiais condutores como a platina, o cobre ou o níquel; e os termistores (ingl. thermal resistors) utilizam misturas semicondutoras, como o manganésio, o níquel, o cobalto, o cobre, o ferro, o titânio, etc.
Para que eles servem?
Para medições, controle e compensação de variações de temperaturas nas faixas mais baixas. Em geral, são utilizados em uma faixa de – 100 até 300 o C. São amplamente utilizados como sondas de temperatura em aplicações industriais, em aparelhagem médica, em eletrodomésticos, em instrumentação para investigação científica, no setor automobilístico, em telecomunicações, em aplicações militares, etc. Em algumas aplicações destinam-se a medir valores absolutos de temperatura razoáveis, como é o caso das

Relacionados