Tesdte

2640 palavras 11 páginas
[pic]
ROTEIRO SUCINTO PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA
IVANY RODRIGUES PINO
DECISAE/FE/UNICAMP

Introdução
O projeto de pesquisa deve refletir os pólos: epistemológico, teórico e tecnológico do processo de produção do conhecimento. Eles não configuram momentos separados da pesquisa, mas aspectos particulares de uma mesma realidade de produção de discursos e de práticas científicas.
Na sua elaboração deve-se considerar a possibilidade de variação na sua composição, dependendo entre outros fatores: do tipo da pesquisa (qualitativa/quantitativa, Inclusive sem a exclusividade de uma delas)-, do modelo da pesquisa (histórica, comparativa, estudo de caso, entrevista da natureza do objeto, da formação do pesquisador, da orientação das organizações de financiamento, das Universidades, Departamentos, Agências, Fundações ou Centros de Pesquisa.
Entretanto alguns elementos são mais ou menos constantes nos projetos de pesquisa, tais como: a seleção do tema, a problemática, o recorte do objeto com a enunciação do(s) problema(s), justificativa e relevância teórica e social, delimitação do objeto, objetivos, formulação teórica (referencial) e explicitação conceitual, revisão bibliográfica, hipóteses, amostragem técnicas para coleta de dados, previsão de tratamento dos dados, orçamento e cronograma.
A origem de um projeto de pesquisa pode estar situada em "interesses e condições variadas" que levarão o pesquisador a orientar-se na escolha da problemática dentro da complexidade do campo de educação. É desta problemática - ampla, abrangente, desvelando a complexidade do tema - que será recortado o objeto. Este não é dado por si e nem salta do real, é construído. Sua construção - feita pelo pesquisador - é ancorada no encontro da teoria e do real. É desse encontro que sai(em) a(s) indagação(ões) - questão(ões) que colocada(s) ao objeto comporá(ão) o(s) problema(s). Este(s) problema(s) constitui(em) "o instrumento fundamental para se circunscrever, pouco a pouco, o

Relacionados