territorio

Páginas: 26 (6306 palavras) Publicado: 1 de junho de 2015
SUMÁRIO


GEOGRAFIA DE TERRITÓRIO
Introdução
GEOGRAFIA FÍSICA O UNIVERSO E O SISTEMA SOLAR
BIBLIOGRAFIA

3
4
13
32
























GEOGRAFIA DE TERRITÓRIO




Introdução

O Território é um dos principais e mais utilizados termos da Geografia, pois está diretamente relacionado aos processos de construção e transformação do espaço geográfico. Sua definição varia conforme a corrente depensamento ou a abordagem que se realiza, mas a conceituação mais comumente adotada o relaciona ao espaço apropriado e delimitado a partir de uma relação de poder.

Friedrich Ratzel (1844-1904) foi um dos pioneiros na elaboração e sistematização do conceito de território. Em sua análise, esse está diretamente vinculado ao poder e domínio exercido pelo Estado nacional, de forma que o territórioconforma uma identidade tal que o povo que nele vive não se imagina sem a sua expressão territorial.

Outro importante autor que discutiu esse conceito foi o geógrafo suíço Claude Raffestin (1936-1971), que ressaltava o fato de o espaço ser anterior ao território. Com isso, ele queria dizer que o território é o espaço apropriado por uma relação de poder. Essa relação encontra-se, assim, expressa emtodos os níveis das relações sociais.

Atualmente, o território é concebido, nas mais diversas análises e abordagens, como um espaço delimitado pelo uso de fronteiras – não necessariamente visíveis – e que se consolida a partir de uma expressão e imposição de poder. No entanto, diferentemente das concepções anteriores, o território pode se manifestar em múltiplas escalas, não possuindo necessariamenteum caráter político





1. O que afinal estuda a Geografia?


De uma maneira geral, pensamos que ela estuda mapas, lugares, capitais,continentes, rios… No entanto, o objeto de estudos central da Geografia é o Espaço Geográfico, que nada mais é do que o espaço em que trabalhamos, agimos,lutamos, vivemos diariamente…Para estudar melhor o espaço geográfico, dizemos que este é composto por umsistema de objetos (as construções do homem, elementos naturais) e um sistema de ações (o trabalho da sociedade em geral, produção/circulação das mercadorias, nosso dia-a-dia…). O motor do espaço geográfico é o tempo. O espaço é produzido socialmente durante o tempo, mas também influencia a sociedade.


1.1 Conceitos fundamentais para a Geografia Território:

É o espaço definido por relações de poderde um grupo ou do Estado, por exemplo. Em outras palavras, é a base espacial de um grupo social. O uso do território e o território usado Ao examinar as necessidades fundamentais e usos do território, podemos distinguir dois pontos de vista: “o do produtor que necessitará de equipamentos de infra-estrutura, de informações, de inovação, de amplas instalações e a do cidadão que se apropria do espaçoem função das necessidades inerentes à reprodução da vida: o habitar e o trabalho,incluindo o lazer. Para isso, necessita de equipamentos de lazer, oferta de determinados bens e serviços coletivos, de cultura etc.” (idem). A contradição entre os interesses do cidadão e das grandes empresas tem sido decidida em favor destas últimas, como se viu repetidas vezes.



A territorialidade e a apropriaçãodo território


A interação entre homem e espaço é sempre uma interação entre seres humanos mediatizada pelo espaço. (RAFFESTIN,1993, citado por SOUZA, 2000).

Para entender as estratégias que os grupos sociais geram para se apropriar do território, há que seguir a assertiva de Marcelo Souza quanto aos territórios serem antes relações sociais projetadas no espaço que espaços concretos, os quaissão apenas os substratos materiais das territorialidades (SOUZA, 2000).

Como cada grupo social se apropria do território? O conceito de territorialidade refere-se às relações de poderes parcialmente delimitadas e operando sobre um substrato referencial (idem). As instituições, as empresas e os mais diversos agentes sociais desenvolvem suas próprias estratégias de apropriação do território,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • territorio
  • Território:
  • Territorio
  • Território
  • territorio
  • Território
  • território
  • territorio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!