Territorialização em saúde

Páginas: 13 (3061 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2011
Territorialização em Saúde
Grácia Maria de Miranda Gondim e Maurício Monken
‘Localizar significa mostrar o lugar. Quer dizer, além disto, reparar no lugar. Ambas as coisas, mostrar o lugar e reparar no lugar, são os passos preparatórios de uma localização. Mas é muita ousadia que nos conformemos com os passos preparatórios. A localização termina, como corresponde a todo método intelectual, nainterrogação que pergunta pela situação do lugar’. (Heidegger)
Ao se buscar definir a ‘territorialização em saúde’, precede explicitar a historicidade do conceito de território, suas significações e as formas de apropriação no campo da saúde pública e da saúde coletiva. Pretende-se com isso, situar os diferentes usos do termo territorialização (teórico, prático e metodológico) pelo setor saúde,destacando sua importância no cenário atual da reorganização da atenção, da rede de serviços e das práticas sanitárias locais. O termo território origina-se do latim – territorium, que deriva de terra e que nos tratados de agrimensura aparece com o significado de ‘pedaço de terra apropriada’. Em uma acepção mais antiga pode significar uma porção delimitada da superfície terrestre. Nasce com duplaconotação, material e simbólica, dado que etimologicamente aparece muito próximo de terra-territorium quanto de terreo-territor (terror, aterrorizar). Tem relação com dominação (jurídico-política) da terra e com a inspiração do medo, do terror – em especial para aqueles que, subjugados à dominação, tornam-se alijados da terra, ou são impedidos de entrar no ‘territorium’. Por extensão, pode-setambém dizer que, para aqueles que têm o privilégio de usufruí-lo, o território inspira a identificação (positiva) e a efetiva ‘apropriação’.
(HAESBAERT, 1997, 2005; SOUZA & PEDON, 2007)
A concepção de território que mais atende às necessidades de análise das ciências sociais e humanas é a sóciopolítica. Só é possível falar em demarcação ou delimitação em contextos onde exista uma pluralidade deagentes (NUNES, 2006). Portanto, a noção de território é decorrência da vida em sociedade, ou ainda, ‘os território[...] são no fundo, antes ralações sociais projetadas no espaço, que espaços concretos’ (SOUZA, 1987 p.87).
Em uma sociedade política os indivíduos se articulam por meio de relações reguladas e possui princípios mínimos de organização. Essa organização só se viabiliza quando existe umpoder habilitado a coordenar todos aqueles que se encontram em um determinado espaço. Por isso, quando se analisam os coletivos humanos ao longo da história, só se destaca a noção

1 Arquiteta e Urbanista, Mestre em Saneamento Ambiental e Doutoranda em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ, Pesquisadora do Laboratório de Vigilância em Saúde da EPSJV/FIOCRUZ.
2 Geógrafo, Doutor em Saúde Pública pelaENSP/FIOCRUZ, Pesquisador e Coordenador do Laboratório de Vigilância em saúde da EPSJV/FIOCRUZ.2 de território a partir das primeiras sociedades políticas. Com isso, corrobora-se a hipótese de que um elemento indissociável da noção de poder é o território, dado que não há organização sem poder (NUNES, 2005).
RAFFESTIN (1993) entende o território como todo e qualquer espaço caracterizado pela presençade um poder, ou ainda, ‘um espaço definido e delimitado por e a partir de relações de poder’ (p. 54). E ainda, o poder ‘surge por ocasião da relação’, e ‘toda relação é ponto de surgimento do poder’ (p.54). Quando coexistem em um mesmo espaço várias relações de poder dão-se o nome de ‘territorialidades’, de modo que uma área que abriga várias territorialidades pode ser considerada, váriosterritórios.
A territorialidade para ROBERT SACK (1986) é uma estratégia dos indivíduos ou grupo social para influenciar ou controlar pessoas, recursos, fenômenos e relações, delimitando e efetivando o controle sobre uma área. A territorialidade resulta das relações políticas, econômicas e culturais, e assume diferentes configurações, criando heterogeneidades espacial, paisagística e cultural - é uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TERRITORIALIZAÇÃO EM SAÚDE
  • TERRITORIALIZAÇÃO COM OS DETERMINANTES DE SAÚDE E PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA COMUNIDADE
  • Analisando o artigo “o território da saúde: a organização do sistema de saúde e a territorialização”.
  • Territorialização
  • territorializacao
  • Territorialização
  • A importância do mapeamento no processo de territorialização: um relato da residência...
  • territorialização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!