Território, soberania e crimes de segundo Estado: a escritura nos corpos das mulheres de Ciudad Juarez.

Páginas: 15 (3532 palavras) Publicado: 30 de março de 2014
FACULDADE DINÂMICA DO VALE DO PIRANGA
CURSO DE DIREITO




ANDERSON ANTONIO BATISTA DE CARVALHO
EDCELIO FRAGA CORREA
IZABELLE RIGUEIRA CREMONEZE
SABLINA PIRES DE CASTRO








TRABALHO INTERDISCIPLINAR EXTRACLASSE






PONTE NOVA (MG)
2013
ANDERSON ANTONIO BATISTA DE CARVALHO
EDCELIO FRAGA CORREA
IZABELLE RIGUEIRA CREMONEZE
SABLINA PIRES DE CASTROTRABALHO INTERDISCIPLINAR EXTRACLASSE




Trabalho Interdisciplinar Extraclasse apresentado ao curso de DIREITO da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga-FADIP, como requisito obrigatório do programa de avaliação do semestre letivo 2013/1.

Orientador: Prof. Ramon Mapa
Ponte Nova (MG)
2013
SUMÁRIO

























1. TIPO DE FICHAMENTO


Fichamentode leitura.


2. TEMA


Geral: Direito.
Específico: Território, soberania e crimes de segundo Estado: a escritura nos corpos das mulheres de Ciudad Juarez.


3. REFERÊNCIAS


SEGATO, Rita Laura. Território, soberania e crimes de segundo estado: a escritura nos corpos das mulheres de Ciudad Jurarez. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 2, n. 13, p. 265-285, maio-agosto/2005.4. DESENVOLVIMENTO


4.1 INFORMAÇÕES SOBRE A OBRA


A obra relata o caso dos feminicídios, que iniciaram em 1993, Ciudade Juarez, Chihuahua, na fronteira norte do México. Durante estes anos, foram registrados mais de 300 casos de assassinatos de mulheres, marcados por requintes de crueldade e impunidade dos assassinos.
Foram apresentados alguns suspeitos da pratica dos crimes, porem aopinião publica nunca foi convencida quanto à culpabilidade dos suspeitos, sendo evidentes a impunidade e proteção dos autores dos crimes. Os atos de violência demonstram o poder dos autores sobre o território e pessoas, selando com isso um pacto de fraternidade.

Palavras-chave: feminicidios, violência, impunidade.


4.2 INFORMAÇÕES SOBRE O AUTOR


Rita Laura Segato possui Ph. D. emAntropologia Social pela Queen's University of Belfast, na Irlanda do Norte. É docente da Universidade de Brasília e dirigente do Grupo de Pesquisa Antropologia e Direitos Humanos no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e dirigente do Núcleo da Universidade de Brasília sobre Direitos Humanos, Legislação Brasileira e Disputa Jurídica do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Inclusão na EducaçãoSuperior e na Pesquisa (INCTI). Desde 2003 realiza trabalho em ONG´s e em organizações diversas sobre feminicídio.


4.3 RESUMO E CITAÇÕES


Território, soberania e crimes de segundo Estado: a escritura nos corpos das mulheres de Ciudad Juarez.


Ciudad Juarez é uma cidade do México que apresenta elevada taxa de violência, sendo considerada a cidade mais violenta do mundo.Situada na fronteira com os Estados Unidos, no estado de Chihuahua, é cenário frequente das ações do crime organizado e é um desses lugares famosos pelo ódio à mulher.
[...] Ali, mais do que em qualquer outro lugar, torna-se real o lema “corpo de mulher, perigo de morte”. Ciudad Juárez é também, significativamente, um lugar emblemático da globalização econômica e do neoliberalismo, com sua fomeinsaciável de ganância. Ali se mostra a relação direta que existe entre capital e morte, entre acumulação e concentração desreguladas e o sacrifício de mulheres pobres, escuras, mestiças, devoradas pela fenda onde se articulam economia monetária e economia simbólica, controle de recursos e poder de morte (p. 265).

Rita Laura Segato relata que foi convidada para ir a Ciudad Juarez para participar deum fórum de feminicídio, mas devido às circunstancias e coincidências de alguns acontecimentos fizeram que ela deixasse a cidade.
O compromisso inicial de nove dias para participar de um fórum sobre os feminicídio de Juarez foi interrompido por uma série de acontecimentos que culminaram, no sexto dia, com a queda do sinal de televisão a cabo na cidade inteira quando comecei a expor minha...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FORMAÇÃO E ORIGEM DO ESTADO, SOBERANIA E TERRITÓRIO
  • Soberania e território
  • Dalmo de Abreu Dallari
  • ESTADO E SOBERANIA
  • Soberania do Estado
  • Soberania do Estado
  • A soberania e o estado
  • Patrimônio natural, território e soberania

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!