Terremotos

Páginas: 12 (2933 palavras) Publicado: 11 de maio de 2014
AUTARQUIA DO ENSINO SUPERIOR DE GARANHUNS - AESGA
FACUDADE DE CIÊNCIAS EXATAS DE GARANHUNS - FACEG
CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL





JOÃO PEDRO MARTINS KAMEI
MANUEL VICENTE DA SILVA JUNIOR
VINICIUS MIRANDA RICARDO



TERREMOTOS






GARANHUNS
2013
JOÃO PEDRO MARTINS KAMEI
MANUEL VICENTE DA SILVA JUNIOR
VINICIUS MIRANDA RICARDO



TERREMOTOSTrabalho entregue a Autarquia
do Ensino Superior de Garanhuns
(AESGA), como trabalho
para a disciplina de Geologia ,
da Faculdade de Ciências Exatas
de Garanhuns, (FACEG)
Orientador: Prof. (a).
KRYSTAL NOTARO



GARANHUNS
2013
SUMÁRIO


Introdução 1
Desenvolvimento 2
Motivação 3
Conceito 4
Causas 5
Ondas sísmicas 7
Registro de sismos 9
Medidas deterremotos 11
Referências 13













INTRODUÇÃO
Um terremoto é um sismo que é um fenômeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de atividade vulcânica, ou por deslocamentos (migração) de gases no interior da Terra, principalmente metano. O movimento é causado pela liberação rápida de grandes quantidadesde energia sob a forma de ondas sísmicas. Basicamente, sismo é a ocorrência de uma fratura subterrânea. As ondas elásticas geradas propagam-se por toda a Terra.Os grandes sismos, quando ocorrem em zonas habitadas e têm efeitos catastróficos, são popularmente designados pelos termos terremoto . Para os pequenos sismos se costuma usar abalo sísmico ou tremor de terra. Se um sismo abala zonas nãohabitadas, não são nunca usados os termos "terremoto" ou, também não se usa estes termos em contextos científicos e da área de proteção civil.














DESENVOLVIMENTO
1 Motivação para o estudo dos terremotos
A destruição de um sismo geológico pode causar milhares ate milhões de mortos e atingir a área em poucos segundos sem aviso prévio. Em pouco tempo a Terra lembra o ser humanoque ela está viva, e continuará assim por muito tempo. A sensação de terra firme, tão divulgada em filme, é mera ilusão, todos estão em grandes navios que navegam por mares muito profundos, para ser mais exata, todos estamos sobre placas sobre o magma. Não é só a destruição humana que vem pelos terremotos, mas prejuízos geológicos, como as grandes rupturas que são abertas depois dos tremores. Tudoisso é inevitável e é uma evolução contínua do planeta, nada pode parar, podemos apenas nos adaptar.
Os terremotos demonstram o dinamismo da Terra, pois nenhum país esta livre de senti-los. Alguns são mais atingidos, por estarem mais próximos dos limites das placas litosféricas. A movimentação e o choque destas placas provocam vários fenômenos, sendo os terremotos os mais destrutivos, por seremmais rápidos e atualmente sua previsão não é muito precisa.
São várias as consequências dos terremotos, a maioria é maléfica, mas com as ondas geradas pelos terremotos podemos estudar a composição do nosso planeta e dividi-los em camadas. Além disso podemos estudar o solo profundo das regiões e conhecer nosso local mais profundamente.
2 Conceito
A maioria dos sismos está relacionada à naturezatectônica da Terra, sendo designados sismos tectônicos. A força tectônica das placas é aplicada na litosfera, que desliza lenta mas constantemente sobre a astenosfera devido às correntes de convecção com origem no manto e no núcleo (ver tectônica de placas).As placas podem afastar-se (tensão), colidir (compressão) ou simplesmente deslizar uma pela outra (torção) com a aplicação destas forças, arocha vai-se alterando até atingir o seu ponto de elasticidade, após o qual a matéria entra em ruptura e sofre uma libertação brusca de toda a energia acumulada durante a deformação elástica. A energia é libertada através de ondas sísmicas que se propagam pela superfície e interior da Terra. As rochas profundas fluem plasticamente (têm um comportamento dúctil – astenosfera) em vez de entrar em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Terremotos
  • Terremotos
  • terremotos
  • Terremotos
  • Terremotos
  • Terremotos
  • Terremoto
  • Terremotos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!