Terremoto e vulcanismo

Páginas: 5 (1176 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2013
Sismos (terremotos)
Um sismo é um fenômeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de atividade vulcânica, ou por deslocamentos (migração) de gases no interior da Terra, principalmente metano. O movimento é causado pela liberação rápida de grandes quantidades de energia sob a forma de ondas sísmicas.
Basicamente, sismo éa ocorrência de uma fratura subterrânea. As ondas elásticas geradas propagam-se por toda a Terra.
Os grandes sismos, quando ocorrem em zonas habitadas e têm efeitos catastróficos, são popularmente designados pelos termos terremoto ou terramoto. Para os pequenos sismos se costuma usar abalo sísmico ou tremor de terra. Se um sismo abala zonas não habitadas, não são nunca usados os termos"terremoto" ou "terramoto", também não se usa estes termos em contextos científicos e da área de proteção civil.
Conforme a teoria da Deriva Continental, a crosta terrestre é uma camada rochosa fragmentada, ou seja, ela é formada por vários blocos, denominados placas litosféricas ou placas tectônicas. Esses gigantescos blocos estão em constante movimento, podendo se afastar (zona de divergência) ou seaproximar (originando uma zona de convergência).
Nas zonas de convergência pode ocorrer o encontro (colisão) entre diferentes placas tectônicas ou a subducção (uma placa mais densa “mergulha” sob uma menos densa). Esses fatos produzem acúmulo de pressão e descarga de energia, que se propaga em forma de ondas sísmicas, caracterizando o terremoto.
O local onde há o encontro entre as placas tectônicasé chamado de hipocentro (no interior da Terra) e o epicentro é o ponto da superfície acima do hipocentro. As consequências podem ser sentidas a quilômetros de distância, dependendo da proximidade da superfície que ocorreu a colisão (hipocentro) e da magnitude do terremoto.
A magnitude é a quantidade de energia liberada no foco do terremoto, sendo medida a partir de uma escala denominada EscalaRichter. A intensidade é a consequência causada pela ação do sismo, a destruição provocada por esse fenômeno. A escala mais utilizada para se classificar a intensidade é a de Mercalli.
Entre os efeitos de um terremoto de grande magnitude em áreas povoadas estão a destruição da infraestrutura (ruas, estradas, pontes, casas, etc.), além de mortes. Os sismos nos oceanos provocam a formação de ondasgigantes (tsunamis). Essas ondas podem atingir as áreas continentais, gerando grande destruição.
Milhares de terremotos ocorrem diariamente no mundo. No entanto, a maioria apresenta baixa intensidade e tem hipocentro muito profundo, sendo assim, os terremotos são pouco percebidos na superfície terrestre. O Japão, localizado em uma zona muito sísmica, é atingido por centenas de terremotos por dia.Os lugares mais atingidos por terremotos são os territórios localizados em zonas de convergência de placas, em especial os países situados nos limites das placas tectônicas. Entre as nações que estão nessa situação podemos destacar o Japão, Indonésia, Índia, Filipinas, Papua Nova Guiné, Turquia, Estados Unidos da América, Haiti, Chile, entre outras.

Profundidade dos Sismos
Podem serclassificados de três formas: superficiais, intermédios e profundos.
Superficiais – ocorrem entre a superfície e os 70 km de profundidade (85%);
Intermédios – ocorrem entre os 70 e os 350 km de profundidade (12%);
Profundos – ocorrem entre os 350 e os 670 km de profundidade (3% dos sismos).
Em profundidades superiores a 700 km são muito raros
Na crosta continental, a maior parte dos sismos ocorrementre os 2 e os 20 km, sendo muito raros abaixo dos 20 km, uma vez que a temperatura e pressão são elevadas, fazendo com que a matéria seja dúctil e tenha mais elasticidade. Como a crosta oceânica é fria, nas zonas de subducção os sismos podem ser mais profundos.
Vulcanismo
Vulcanismo é um fenômeno geológico que ocorre do interior da Terra para a superfície, quando há o extravasamento do magma em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • VULCANISMO E TERREMOTOS
  • Terremotos e vulçanismo
  • Vulcanismo e Terremoto
  • Terremotos e Vulcanismo
  • Vulcanismo, Terremoto e Maremoto
  • Magma vulcanismo plutonismo terremotos
  • Placas tectônicas, terremotos, formação do relevo e vulcanismo
  • Vulcanismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!