TERRAS, FLORESTAS E ÁGUAS DE TRABALHO. A tríade da vida camponesa na várzea amazônica.

2255 palavras 10 páginas
TERRAS, FLORESTAS E ÁGUAS DE TRABALHO.
A tríade da vida camponesa na várzea amazônica.

Resenha do Livro de Witkoski, Antonio C. Terras, floretas e águas de trabalho: os camponeses amazônicos e as formas de uso de seus recursos naturais. Manaus: Edua, 2007, 484p.

Aldenor da Silva Ferreira

O livro de Antonio Carlos Witkoski, Terras, florestas e águas de trabalho: os camponeses amazônicos e as formas de uso de seus recursos naturais contribui, de forma objetiva para a compreensão de um modo de vida que é marcado por um conjunto de singularidade – o campesinato amazônico. O livro, composto de quatro capítulos, expõe as formas de ocupação da Amazônia, bem como sua formação social e desenvolvimento inserindo nesse processo o camponês amazônico como sujeito social criando sua própria existência. Para tanto, utiliza referenciais teóricos importantes no estudo do campesinato, tais como, Alexander Chayanov (1974), Eric Wolf (1970), Afrânio Raul Garcia Júnior (1983) etc.; além das inestimáveis contribuições de Karl Marx.
Outro aspecto importante da obra é a capacidade do autor de realizar aquilo que Pierre Bourdieu (1989) nomeia reconversão do olhar, ou seja, construir um novo olhar a um objeto já abordado por outros estudiosos da Amazônia, no caso, o modo de vida dos camponeses varzeanos, tratados regionalmente na Amazônia de caboclo-ribeirinhos. A proposta sociológica e a perspectiva metodológica estão firmadas numa base teórica sólida e amparadas em pesquisa de campo de grande envergadura, realizada nos anos de 1992/93, na várzea do complexo Solimões/Amazonas. O autor não objetiva apenas discutir as singularidades socioeconômicas desses sujeitos sociais, que são muitas. Procura evidenciar como esses sujeitos sociais, denominados sociologicamente de camponeses – portanto, ancorado em categoria sociológica madura no âmbito das Ciências Sociais – utilizam as terras, as florestas e as águas em seu modo de vida numa relação simbiôntica com a natureza através do

Relacionados

  • Kant
    126273 palavras | 506 páginas
  • Materiais didáticos
    271672 palavras | 1087 páginas
  • Gramatica
    271672 palavras | 1087 páginas
  • gramatica
    460168 palavras | 1841 páginas