Terra

Páginas: 6 (1443 palavras) Publicado: 17 de julho de 2014
1. RESUMO










Palavras – chave:










2. SUMÁRIO
3.












4. INTRODUÇÃO

O presente relatório abordará os métodos, resultados e discussão de um experimento realizado com um programa de computador, Sniff 2.0, “Rato Virtual” no qual foi submetido a treinamentos de Análise Experimental do Comportamento.
O conceito de comportamento é muitoamplo, podendo ser definido como: s.m. maneira de se comportar ou de se conduzir; conjunto de ações de um indivíduo observáveis objetivamente. (A psicologia experimental distingue os comportamentos nos quais a resposta do sujeito decorre de um estímulo, daqueles em que não se distingue um estímulo específico.) // Psicologia do comportamento, estudo sistemático das reações individuais aosestímulos.(Dicionário Aurélio Online - Dicionário de Língua Portuguesa).
A análise do comportamento é uma ciência natural, formulada pelo psicólogo americano B.F. Skinner, que estuda o comportamento humano a partir da interação entre organismo/ambiente, sendo sua principal contribuição o conceito de comportamento operante.
O comportamento operante descreve uma relação onde uma resposta que gera umaconsequência tem a sua probabilidade de ocorrer novamente em um contexto semelhante modificada pelo efeito desta consequência sobre a interação. Se a consequências for reforçadora a probabilidade de ocorrer novamente aumenta, ao passo que consequências que trazem punição além de reduzir a probabilidade de que a mesma volte a ocorrer pode gerar efeitos colaterais.
O conceito de CondicionamentoPavloviano (condicionamento clássico ou respondete) se diferente do comportamento operante, sendo que este é uma forma de aprendizagem em que um estímulo previamente neutro passa, após o emparelhamento com um estímulo incondicionado, a eliciar uma resposta reflexa, ou seja,um estimulo neutro (sem função) associa-se a um estímulo incondicionado através da repetição, eliciando uma reposta reflexa(Moreira,M.B.; Medeiros, 2007, p.46 ).
?
Os comportamentos que são reforçados negativamente enquadram-se em dois tipos: comportamento de fugo e comportamento de esquiva. A fuga refere-se àqueles comportamentos que retiram algo do ambiente ou seja, um determinado estpimulo aversivo encontra-se presente, e o organismo emite uma resposta para retirá-lo do ambiente. A esquiva refere-se àquelescomportamentos em que se cancalam ou adiam o surgimento do estímulo aversivo (Moreira, M.B.; Medeiros, 2007, p.91).











5. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

A presente pesquisa foi de natureza quantitativa, sendo que esta faz um elo matemático entre causa – efeito permitindo melhor interpretação dos dados, procurando explicações para o comportamento das coisas, baseando-se em fatos que sãovistos e descritos.

4.1. Sujeito
Um rato virtual nomeado como Pipoca pelas pesquisadoras.

4,2. Ambiente, materiais e instrumentos
A coleta de dados ocorreu no mês de março de 2013, no laboratório da UNIP - Universidade Paulista de São José do Rio Pardo – SP.
Os materiais necessários foram quatro folhas de registro: Nível Operante (NO) e Reforçamento Contínuo (CRF) (Anexo I); Registro deExtinção de Reforçamento Contínuo (CRF) (AnexoII);Treino Discriminativo (Anexo III) e Registro de Reforçamento Intermitente - Razão Variável (VR) (Anexo IV), um celular para cronometrar o tempo dos experimentos, uma caneta para que fosse possível anotar as respostas do sujeito, uma mesa para colocar o instrumento usado e para as pesquisadoras registrarem os resultados,duas cadeiras, o livroSniffyo rato virtual, sendo que através deste seguimos cada passo dos exercícios.
O instrumento utilizado para análise de dados foi um computador com processador de 1.81ghZ; 1,99 GB de memória RAM, sistema operacional Windows XP 2002, mouse e monitor de 14“. Para a coleta de dados utilizamos o software Sniffythe Virtual Rat, especialmente projetado para estudos sobre discriminação de estímulos e o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • terras
  • TERRA
  • Minha terra
  • terra
  • Terra
  • terra
  • a terra
  • terras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!