Terra prometida

Páginas: 10 (2427 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – MATA NORTE
AVALIAÇÃO DE PRÁTICA V
DOCENTE: Alberon Lemos
ALUNO: Herculles Albuquerque

LINHARES, Maria Yedda. & SILVA, Francisco Carlos Teixeira da. Terra Prometida: Uma história da questão Agrária no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1999.

Os historiadores Maria Yedda Linhares e Francisco Carlos da Silva sãoprofessores de renome no cenário nacional tendo em vista que suas pesquisas voltadas para temáticas sociais, sobretudo nas eras moderna e contemporânea. Ambos os autores se tornam pioneiros ao trabalharem abordagens direcionadas à questão agrária no Brasil, Tal fato os torna uma referência para a compreensão, à abordagem do mesmo, uma vez que o mesmo ainda é pouco estudado aqui. A narrativa buscapropor ao seu leitor uma nova visão no que diz respeito à questão agrária brasileira e das problemáticas posteriores à mesma, num texto de ênfase política, devidamente contextualizado na História Moderna e Contemporânea, na teoria e na trajetória latino-americana.
“No Brasil, quinhentas famílias detêm 43% das terras agrícolas e correspondem a três por cento da população rural. Em contrapartida,57% da população rural dispõe de três por cento das terras; em 1995, registraram-se 409 conflitos agrários, com 41 assassinatos entre os 318 mil trabalhadores rurais que disputam 3 milhões e 200 mil hectares de terras agrícolas. Já em 1996, os mesmos conflitos aumentara, para 750, com assassinato de 54 lavradores e pelo menos 3 jagunços a serviço de fazendeiros.”
Com esses dados do Movimento dosTrabalhadores Rurais sem Terra (MST) e da Pastoral da Terra, os autores da obra chamam a atenção a respeito da questão agrária no Brasil, passando um panorama da história agrária europeia e americana, mostrando as disputas no âmbito social, político e econômico.
O discurso sobre reforma agrária e redistribuição de terras tem sido cada vez mais forte no país, no tocante ao desenvolvimentoeconômico. Mas, não somente. A questão agrária é também abordada pelos autores como “o maior obstáculo (...) social, político e ético ao desenvolvimento do conjunto do Brasil e, muito especialmente, o principal óbice ao exercício pleno da cidadania no país”; parte de um processo histórico, que afeta diretamente os processos de construções do conceito de nação e povo. A alteração das relações entre campoe cidade também são mostradas como parte do processo da busca por reformas. A criação de grupos e movimentos de luta por terras, revoltas populares e inversão do fluxo migratório em muitas partes do país, fazem da reforma agrária um tema bastante pertinente.
O impacto das políticas neoliberais nos setores econômicos também tem uma influencia significativa na reorganização social dos militantesrurais. Segundo os autores, “em São Paulo e no Rio de Janeiro desempregados urbanos, sem qualquer passado rural há mais de três gerações, se filiam ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, o MST.”. A concentração de terras no Brasil constituiu-se de mecanismos muitas vezes endossados por governos, aumentando o poderio dos grandes latifundiários, expropriando o trabalhador rural, tornando-oservo por necessidade. Segundo os autores, “a construção do Brasil como nação democrática e republicana, com a superação de uma imensa dívida social, deverá passar pela mudança do sistema de propriedade da terra”
Para trabalhar e entender a questão agrária no Brasil é feita uma análise das sociedades europeias dos séculos XVII ao XIX, analisando os processos de transformação de mentalidade docampesinato e da nobreza, suas relações e a transição do feudalismo para o capitalismo. A crise do regime feudal mexeu com as estruturas sociais em toda a Europa. No caso da França, como é destacada no texto, a população rural é consideravelmente maior do que a população urbana. Cerca de 85% da população francesa se encontrava no campo, vivendo num regime de economia não capitalista, ao qual é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Terra Prometida
  • Impedidos de entrar na Terra Prometida
  • Quem entrará na terra prometida
  • Terra Prometida resenha
  • Crianças na Terra Prometida
  • Terra
  • terras
  • TERRA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!