terorias sobre estratificação social e classes sociais - anthony gidens

512 palavras 3 páginas
TEORIAS SOBRE A CLASSE E ESTRATIFICAÇÃO

1. KARL MARX (1818-1883) – TEORIA SOBRE A LUTA DE CLASSES
- O capitalismo industrial baseava-se num sistema explorador das relações de classe, que levava a opressão da maioria dos trabalhadores.
- Sociedade pré-industrial havia duas classes: os que tinham a propriedade da terra (aristocratas, nobres e donos de escravos) e o que nela produziam (servos, escravos e camponeses).
- Sociedade industrial moderna há duas classes: os que possuem os meios de produção (industrialistas/capitalistas) e os que vendem seu trabalho (classe trabalhadora/proletariado).
- Mais Valia (lucro): produção de riqueza em escala nunca vista.
- Pauperização: trabalhadores cada vez mais pobres em relação á classe capitalista (a diferença só aumenta).
- Não se baseia apenas em fatores econômicos, mas também no trabalho opressivo e aborrecido ao extremo (trabalho rotineiro em ambiente invariável)
- Pontos críticos: Visão simplista com apenas duas classes, a revolução comunista não se materializou (colocando em xeque suas análises) e a consciência de classes surgiria das classes trabalhadoras (o que não se comprovou pois existem outras fontes para a identidade sociais das pessoas, não havendo oportunidade para a revolução comunista)

2. MAX WEBER (1864-1920) – CLASSE, STATUS E PARTIDO.
- Baseou-se na análise de Marx, aperfeiçoando-a.
- A estratificação de classes não se baseia apenas nas duas classes de Marx, mas também é influenciada pelo status e partido, gerando um enorme número de posições possíveis na sociedade.
- Status: honra e prestígio social recebidos de outras pessoas, expresso pelo estilo de vida (famílias tradicionais sem fortuna e novos ricos).
- Partidos políticos (poder): definem um grupo porque tem origens, metas ou interesses comuns, podendo ser de diferentes classes econômicas.
- Sua abordagem foi importante pois mostram que outras dimensões da estratificação influenciam a vida das pessoas, criando uma base mais flexível

Relacionados