Teroria Estruturialista

373 palavras 2 páginas
Teoria Estruturalista

A oposição entre as ideias e conceitos de relações humanas e da administração científica e teoria clássica, levaram os estudiosos ase preocuparem em formular um novo referencial teórico capaz.
De abarcar os aspectos humanos e os inerentes à tarefa. Surgiu o estruturalismo como uma tentativa de compreender a organização como um todo social complexo.

Estruturalismo (do latim structura significa arranjo, disposição, construção) teve origem nos estudos linguísticos. Em 1916, Ferdinand Saussure, linguista francês, desenvolveu um procedimento teórico que consistia em estudar a língua como uma estrutura, isto é, como um conjunto de elementos que estabelecem relações formais. O Estruturalismo passou a ser um método comum às Ciências Sociais, por aprender os fatos novos como uma prática e não comum objeto ou conceito, mas principalmente como uma totalidade.

Essa teoria parte do conceito de estrutura, como uma composição de elementos visualizados em relação ao todo do qual fazem parte. Portanto por sua natureza todas as partes estruturadas (subordina das uma a outra) de tal forma que alterações em qualquer delas implica em rever o todo.
A administração considera nossa sociedade composta por infinitas organizações, cada uma com seu papel diferente na comunidade. Cada um de nós exercemos muitos papéis nas organizações que participamos. Sinergia: a soma to todo é maior que a soma das partes. Nossa sociedade é bem maior que a soma de suas partes (organizações). A soma dos esforços individuais dentro de uma organização produz um resultado maior do que seria matematicamente esperado.
No conceito estruturalista, as organizações são sistemas complexos cujos elementos fundamentais lhe dão coerência e suas características permanentes. As organizações são uma forma de instituição, predominante em nossa sociedade altamente especializada e interdependente. Elas passam por todos os aspectos da vida moderna e envolvem atenção, tempo e energia de

Relacionados

  • pim III
    4023 palavras | 17 páginas