termólise biiologica

269 palavras 2 páginas
TERMÓLISE BIOLÓGICA
O corpo humano perde calor pelos seguintes mecanismos:
Vaporização
No corpo humano, a vaporização se faz por evaporação da água ao nível da pele e dos pulmões. Esta perda de calor corporal por evaporação normalmente equivale a cerca de 20 a 25% do calor total perdido pelo corpo humano. Deste modo, nos grandes queimados, a perda calor por evaporação está prejudicada pelo motivo da grande quantidade de líquido, rico em proteínas, que chega a superfície da pele, aumentando a tensão superficial e prejudicando a evaporação completa.
Radiação:
Cerca de 60% da perda de calor corporal é feita por radiação calorífera (raios infravermelhos). A capacidade que a pele tem para receber calor do corpo e, em seguida, dissipá-lo sob forma de radiação eletromagnética é fundamental na transferência de calor entre o corpo e o meio. Os raios infravermelhos emitidos pela pele humana possuem comprimento de onda entre 5 a 20 μm, onde as radiações de 9 μm são as de maior amplitude, significando que ela apresenta um excelente poder emissivo. Convecção
É a transferência de energia térmica de um sistema para outro que se faz através da movimentação de massas de fluido. A força para esse movimento provém da diferença entre o empuxo do meio e o peso das partículas do fluído. O efeito refrigerador, que a convecção de ar exerce sobre a pele, é chamado de clima privado.
Condução
É a forma de transferir calor quando há contato direto entre um corpo frio e outro quente. Auxilia na formação das correntes de convecção por aquecer a moléculas de ar que entram em contato com a pele.

Relacionados