TERMOS EM ECOLOGIA

Páginas: 44 (10838 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2013
GUIA PRÁTICO DE TERMOS TÉCNICOS EM ECOLOGIA
UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

ESPECIAÇÃO

Estratificação biológica
Abundância relativa: É um conceito estatístico utilizado na ecologia para determinar o tamanho da população de uma espécie em um determinado habitat.
Biodiversidade ou diversidade biológica: Pode ser definida como a variedade e a variabilidade existente entreos organismos vivos e as complexidades ecológicas nas quais elas ocorrem. Ela pode ser entendida como uma associação de vários componentes hierárquicos: ecossistema, comunidade, espécies, populações e genes em uma área definida. A biodiversidade varia com as diferentes regiões ecológicas, sendo maior nas regiões tropicais do que nos climas temperados.
Variabilidade: Refere-se às diferenças entreindivíduos da mesma espécie.
Ecese: Naturalização de uma espécie vegetal ou animal em um novo habitat ou região. Abrange a medrança, sobrevivência e reprodução.
Definição: divisão de uma espécie em duas reprodutivamente isoladas. 
Híbrido: Designa um cruzamento genético entre duas espécies vegetais ou animais distintas, que geralmente não podem ter descendência devido aosseus genes incompatíveis.
Riqueza de espécies ou riqueza específica: É um termo utilizado na ecologia para designar o número de espécies de uma determinada região, sendo a unidade fundamental para a avaliação da homogeneidade de um ambiente. Não se pode confundir riqueza específica com diversidade específica.
Diversidade específica: Relacionada com o número de espécies num determinado ambiente e geralmente associada aosindicadores de riqueza específica.
Nicho : É um conjunto de condições em que o indivíduo (ou uma população) vive e se reproduz. Pode se dizer ainda que o nicho é o "modo de vida" de um organismo na natureza. E esse modo de vida inclui tanto os fatores físicos - como a umidade, a temperatura, etc. - quanto os fatores biológicos - como o alimento e os seres que se alimentam desse indivíduo.Abióticos: São todos os componentes não-vivos que fazem parte do ecossistema.
Aluvial: material transportado pelas águas das chuvas e depositado junto às margens de rios e baixadas.
Anaeróbio: Organismo que respira anaerobicamente (ver respiração anaeróbica).
Autotrófico: Seres vivos capazes de produzir seu próprio alimento. Exemplo: vegetais.
Balanço hídrico: Relação entre a quantidade de águaque uma planta absorve e a que elimina pela transpiração.
Biocenose ou Comunidade: É o conjunto de populações de diversas espécies que habita uma mesma região num determinado período. Ex.: seres de uma floresta, de um rio, de um lago de um brejo, dos campos, dos oceanos, etc.; Termo usado também para designar ecossistema, comunidade de plantas e animais.
Biodiversidade: Diferentes tipos deanimais e vegetais que ocorrem num determinado ecossistema.
Biomassa: é quantidade de massa de seres ou de órgãos vivos, presentes num determinado tempo por unidade de área ou volume de água, que se encontram sobre o solo e nos oceanos.
Biosfera: É a camada da atmosfera (0-20 km de altura) onde existe vida animal e vegetal.
Bióticos: São todos os seres vivos que compõe um ecossistema.
Biota:Componentes vivos de um determinado ecossistema.
Biótopo: Refere-se a certo espaço ou ambiente onde os fatores físicos e biológicos se interagem, formando condições mínimas para a manutenção de um ou de muitos organismos; Área física na qual os biótipos adaptados a ela e as condições ambientais se apresentam praticamente uniformes.
Cadeia alimentar: Série de organismos de um ecossistemaatravés do qual a energia alimentar oriunda dos produtores é transferida de um organismo para o outro numa
Sequência de organismos que ingerem e são ingeridos.
Chuva ácida: Chuva contendo compostos ácidos, principalmente óxido de enxofre, que se encontram na atmosfera, como decorrência de atividades industriais, queima de carvão mineral e de combustíveis fósseis; Clima ombrófilo: ocorre em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Termos utilizados na ecologia
  • ecologia
  • Ecologia
  • Ecologia
  • Ecologia
  • ecologia
  • Ecologia
  • Ecologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!