Termorregulação

Páginas: 3 (663 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
Termorregulação
Conjunto de mecanismos fisiológicos, estruturais e comportamentais que permitem a alguns animais manter a temperatura corporal dentro de alguns limites, independentemente dasoscilações de temperatura do meio externo. A termorregulação é por isso um mecanismo de homeostasia.
A regulação da temperatura é um processo muito complexo, pois envolve diferentes sistemas orgânicos, comoSistema Nervoso Central (SNC), sistema cardiovascular, sistema musculoesquelético e respiratório. A hipotermia (temperatura baixa corpo do normal) durante e depois da anestesia se faz muito frequentepor causa dos efeitos vasodilatadores e depressores dos fármacos. Contudo, alguns fármacos combinados podem provocar hipertermia (temperatura elevada do corpo do normal), como por exemplo, o halotano,isoflurano e succinilcolina. O acompanhamento da temperatura durante a anestesia pode ser realizada através de termômetros manuais, eletrônicos e digitais.
Os animais de acordo com as estratégiasadaptadas face às alterações da temperatura ambientais podem ser classificados como:
* homeotérmicos: animais que têm a capacidade de regular a temperatura corporal a um nível constante
*poiquilotérmicos: animais cuja temperatura corporal varia com as alterações de temperatura do meio
* heterotérmicos: animais que têm uma capacidade temporária de de regular a temperatura corporal a um nívelconstante (por exemplo, um animal durante o período de hibernação)
Outra classificação possível baseia-se nas fontes de calor que determinam a temperatura corporal, e neste caso os animais podemser:
* ectotérmicos: dependem largamente das fontes de calor externas para manter a temperatura
* endotérmicos: conseguem regular a temperatura corporal produzindo calor metabólico ou adoptandomecanismos que induzam a perda de calor activamente.
Endotérmicos
* Os animais endotérmicos respondem às alterações de temperatura ambiental variando a taxa de produção de calor metabólico....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Termorregulação
  • Termorregulação
  • termorregulaçao
  • Termorregulação
  • Termorregulação
  • Termorregulação
  • Termorregulação
  • termorregulação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!