Termorregulação

Páginas: 9 (2202 palavras) Publicado: 18 de maio de 2012
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto Serviço de Fisiologia

TERMORREGULAÇÃO
Texto de Apoio

Dra. Sónia Magalhães Dr. Roberto Roncon Albuquerque Dr. Jorge Correia Pinto Prof. Doutor Adelino Leite Moreira

Porto, Ano Lectivo 2001 / 02

ÍNDICE

INTRODUÇÃO

Página 3

CONCEITO DE TERMOGÉNESE

Página 4

MECANISMOS FÍSICOS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR

Página 4

MECANISMOSFISIOLÓGICOS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR

Página 5

REGULAÇÃO DA TEMPERATURA CORPORAL

Página 8

LIMITES EXTREMOS DE TEMPERATURAS TOLERÁVEIS

Página 11

DISTÚRBIOS DA REGULAÇÃO TÉRMICA

Página 11

TRATAMENTO

Página 17

BIBLIOGRAFIA

Página 20

2

INTRODUÇÃO
O ser humano é um ser homeotérmico, isto é, possui a capacidade de manter a temperatura corporal dentro de umcerto intervalo pré-determinado apesar das variações térmicas do meio ambiente (homeostasia térmica). Temperatura de equilíbrio: 37ºC (98.6ºF1) [Limites normais: 36.1º - 37.2ºC (97º - 99ºF)] A variação térmica circadiana é um fenómeno natural e geralmente não ultrapassa os 0.6ºC (1ºF). A temperatura corporal é menor pela manhã, aumenta ao longo do dia e é máxima pelo início da noite.
Temperatura 37,5rectal (ºC) 37

36,5 12h 18h 0h Hora do dia 6h 12h

O equilíbrio térmico é conseguido através do balanço entre a perda e a produção ou aquisição de calor. Seguidamente serão abordados os mecanismos físicos e fisiológicos que contribuem para este equilíbrio.

CONCEITO DE TERMOGÉNESE
A termogénese corresponde à energia na forma de calor gerada ao nível dos tecidos vivos. A quantidade decalor produzida é directamente proporcional à taxa de metabolismo corporal (40-60% da energia proveniente da hidrólise do trifosfato de adenosina – ATP, é perdido sob a forma de calor). A taxa de metabolismo corporal depende dos seguintes factores: 1. Taxa de metabolismo basal2 de todas as células corporais (para cada aumento da temperatura no valor de 1ºF ou 0.6ºC, esta taxa aumenta aproximadamente10%); 2. 3. Taxa de metabolismo adicional decorrente da actividade muscular; Taxa de metabolismo adicional secundário ao efeito da Tiroxina (e em menor grau por outras hormonas como a hormona de crescimento ou a testosterona) a nível celular:
1

Fórmulas de conversão:

Temperatura em ºC = temperatura em K (Kelvin) – 273,15 Temperatura em ºC = 5/9 × [temperatura em F (Fahrenheit) -32]

3 4.

Taxa de metabolismo adicional causada pelo efeito da epinefrina, norepinefrina e pela estimulação simpática a nível celular;

5.

Taxa de metabolismo adicional por um aumento intrínseco da actividade química nas próprias células.

A contribuição de cada um destes factores para a taxa de metabolismo corporal varia ao longo do tempo. Por exemplo se compararmos uma situação de repouso comuma situação de exercício físico, verificamos que na primeira situação a termogénese é decorrente essencialmente do metabolismo basal enquanto que na segunda deriva principalmente da actividade muscular.

MECANISMOS FÍSICOS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR A energia térmica pode ser absorvida a partir do meio externo ou dissipada para o mesmo (conforme o gradiente térmico). Os principais mecanismosimplicados são a radiação, a condução e a convecção. Radiação A radiação corresponde à emissão de calor sob a forma de ondas electromagnéticas, mais precisamente, ondas infravermelhas (comprimento de onda de 5-20 µm, isto é, 10-30 vezes o comprimentos dos raios luminosos). Este processo físico ocorre a partir de qualquer matéria desde que a sua temperatura não seja o zero absoluto3, e o grau deradiação depende da matéria em causa (por exemplo, o ar tem uma capacidade de radiação muito reduzida). Se a temperatura do corpo de um ser humano for superior à temperatura do meio externo, uma maior quantidade de calor irá irradiar a partir do corpo do que irá ser irradiada para o corpo, isto é, ocorre perda de calor por parte do organismo. Condução A condução é um mecanismo de transferência...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Termorregulação
  • Termorregulação
  • termorregulaçao
  • Termorregulação
  • Termorregulação
  • Termorregulação
  • termorregulação
  • Termorregulação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!