Termorreguação

3037 palavras 13 páginas
TERMORREGULAÇÕES

Gustavo Burig1

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho busca apresentar alguns aspectos da termorregulação nos animais domésticos. Elas diferem em duas categorias, sendo que alguns animais necessitam do meio ambiente para regular sua temperatura corporea e outros conseguem regulá-la sem esse auxílio, assim podendo habitar climas mais hostis.
A anidrose eqüina e a hipertermia maligna em suínos, são enfermidades relacionadas a termorregulação que serão abordadas neste trabalho.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Termorregulação

Os pecilotérmicos variam sua temperatura corporal de acordo com a temperatura do ambiente, mas controlam essa variação por métodos comportamentais. Por exemplo, o lagarto fica exposto ao sol pela manhã e se esconde do sol durante o resto do dia para evitar o hiperaquecimento. Os homeotérmicos conseguem manter sua temperatura corporal constante na presença de variações significativas de temperatura ambiente. Essa característica traz vantagens e desvantagens. Os homeotérmicos podem sobreviver em uma ampla variedade de ambientes e podem ficar ativos no inverno. Porém, eles precisam ingerir mais alimento que outros animais, pois para manter sua temperatura necessitam de processos metabólicos que demandam grande quantidade de energia. Já os pecilotérmicos são capazes de sobreviver a longos períodos sem alimento porque precisam de muito menos energia. O calor é um subproduto de todos os processos metabólicos, do metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas. Pode entrar também a partir do exterior através de radiação, condução e convecção. Um organismo está sempre "queimando" as substâncias citadas, mesmo em jejum e em repouso. Esse metabolismo mínimo que mantém o organismo vivo pode ser medido pela taxa metabólica basal. O metabolismo basal é maior nos homeotérmicos devido ao custo energético extra que estes animais tem para gerar calor e manter a temperatura. Também é

Relacionados