Termoressistores

456 palavras 2 páginas
Principio de funcionamento :

As termoresistências, os bulbos de resistência, os termômetros de resistência ou RTD são sensores que se baseiam no principio de variação da resistência ôhmica em função da temperatura. Elas aumentam a resistência com o aumento da temperatura. Seu elemento sensor consiste de uma resistência em forma de fio de platina de alta pureza, de níquel ou de cobre (menos usado), encapsulado num bulbo de cerâmica ou vidro.

Ligações:

2 fios - Esta montagem fornece uma ligação para cada terminal do bulbo. É satisfatória em locais onde o comprimento do sensor ao instrumento indicador não ultrapasse 3,0m para fos de bitola 20 AWG. Se o comprimento for maior que o recomendado, haverá um erro de leitura ocasionado pela soma da resistência gerada pêlos cabos de interligação.
Esquema elétrico :

3 fios - Este tipo de montagem é a mais utilizada industrialmente, pois se o sensor estiver conectado a um instrumento adequado para receber ligação a três fos, haverá uma compensação da resistência pelo terceiro fo que resultará em uma leitura íntegra. Lembramos que a leitura do sensor a três fos se dará integralmente, se a ponte estiver balanceada e o instrumento indicador for o correto.
Esquema elétrico :

4 fios - Esta montagem é a mais precisa que existe para Termoresistências. Com duas ligações em cada terminal do bulbo há um balanceamento total das resistências dos fos, e, quando interligadas adequadamente ao instrumento indicador elas se tornam praticamente desprezíveis. Porém esta montagem não é muito utilizada industrialmente, somente nos casos onde se requer uma precisão de leitura. Seu uso mais constante se dá nos padrões exigidos em laboratórios de calibrações.
Esquema:

Termoressistores x Termopar :

Vantagens:
a) Possuem maior precisão dentro da faixa de utilização do que os outros tipos de sensores.
b) Tem características de estabilidade e repetibilidade melhores do que os termopares.
c) Com ligação adequada, não existe limitação para

Relacionados

  • RESUMO P1 Instrumenta O 1
    2340 palavras | 10 páginas