TERMOQUÍMICA – ENTALPIA DAS REAÇÕES

Páginas: 11 (2678 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013

Universidade Estadual de Feira de Santana
Departamento de Ciências Exatas
Disciplina: Físico-Química I
Jamile Marques.









TERMOQUÍMICA – ENTALPIA DAS REAÇÕES






Feira de Santana - BA
Maio 2013
ÍNDICE

OBJETIVO

INTRODUÇÃO

MATERIAIS E REAGENTES

RESULTADOS E DISCUSSÕES

CONCLUSÃO

QUESTIONÁRIO

BIBLIOGRAFIA












IntroduçãoA termoquímica é uma parte da termodinâmica que estuda as trocas de calor desenvolvidas durante uma reação química entre o sistema e o meio ambiente, além do possível aproveitamento desse calor na realização de trabalho.
O conceito científico de calor relaciona-se com a diferença de temperatura entre dois sistemas. O calor é o processo de transferência de energia de um sistema, a umatemperatura mais alta, para outro, a uma temperatura mais baixa. Quanto maior a diferença de calor entre os dois sistemas, maior a quantidade de calor transferida.
Primeiro princípio da Termodinâmica
A variação de energia interna (ΔU) de um sistema é igual à diferença entre o calor (Q) trocado com o meio ambiente e o trabalho (W) realizado pelo (ou sobre) o sistema.
ΔU = Q – W
Segundo Princípioda Termodinâmica
O consumo de determinada quantidade de trabalho (W), de qualquer origem, produz sempre a mesma quantidade de calor (Q) e vice-versa. Contudo é impossível extrair calor de um reservatório quente e convertê-lo em trabalho sem que, durante a operação, uma parte desse calor seja transferida a outro reservatório frio.
Nas reações químicas e nas transformações físicas, aquantidade de calor liberada ou absorvida é conhecida como calor de reação. Os calores de reação representam a variação de entalpia (∆H) do sistema, quando os processos ocorrem à pressão constante.
A entalpia (H) de um sistema está relacionada à sua energia interna e, na prática, não pode ser determinada. Entretanto consegue-se medir a variação de entalpia (∆H) de um processo através de aparelhoschamados calorímetros.

O cálculo da variação de entalpia é dado pela expressão genérica:
∆H = H (final) – H (inicial) ou ∆H = H (produtos) – H (reagentes)
- Reações endotérmicas: R + calor → P
Nesse caso, há absorção de calor no processo, portanto a entalpia dos produtos é maior do que a entalpia dos reagentes e ∆H é positivo.
- Reações exotérmicas: R → P + calor
Nesse caso há liberação decalor, portanto a ∆H produtos é menor do que a ∆H reagentes e ∆H é negativo.
As mudanças de estado físico de uma substância também envolvem trocas de calor. A quantidade de energia envolvida está relacionada com as modificações nas atrações entre as partículas da substância, ou seja, com as interações intermoleculares.
Na fusão e na vaporização, as interações moleculares são reduzidas, a entalpiada substância aumenta caracterizando processos endotérmicos.
Na liquefação há formação de interações moleculares do estado líquido e na solidificação as interações moleculares ficam mais intensas. A entalpia da substância diminui, caracterizando um processo exotérmico.
Lei de Hess
A variação de entalpia ∆H, que acompanha uma dada transformação (reação química ou mudança de estado físico),depende somente dos estados inicial e final do sistema e não da sequência de estados seguida pelo sistema durante a transformação. Portanto, se transformarmos um dado conjunto de reagentes num dado conjunto de produtos por mais de uma sequência de reações, a variação total de entalpia ∆H vai ser a mesma para cada sequência. Essa regra que é uma consequência do primeiro princípio da termodinâmica. Étambém conhecida como "Lei de Hess da Soma Constante dos Calores", pois foi verificada por Hess á base de observações experimentais, muitos anos antes de ter sido desenvolvido o conceito de entalpia como uma função de estado.
Uma vez que a obtenção do valor de ∆H independe do caminho usado para tal, a Lei de Hess nos permite calcular as variáveis de entalpia de qualquer reação, ou seja, mesmo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • termoquimica e entalpia
  • DETERMINAÇÃO DA ENTALPIA DE REAÇÕES QUÍMICAS
  • Termoquímica
  • Entalpia
  • Entalpia
  • Entalpia
  • Entalpia
  • Entalpia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!