Termologia na Revolu o Industrial

457 palavras 2 páginas
Termologia na
Revolução Industrial

Revolução Industrial


A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas. Primeira Maquina


Na figura abaixo, temos a ilustração da primeira máquina a vapor construída por
James Watt no ano de 1769.

Termodinâmica


A termodinâmica é o ramo da física que estuda as relações entre o calor trocado, representado pela letra Q, e o trabalho realizado, representado pela letra τ, num determinado processo físico que envolve a presença de um corpo e/ou sistema e o meio exterior. É através das variações de temperatura, pressão e volume, que a física busca compreender o comportamento e as transformações que ocorrem na natureza.



A TERMODINÂMICA surgiu da necessidade de compreensão do funcionamento das máquinas térmicas visando otimizar o seu uso. Assim, a termodinâmica estuda as relações existentes entre o calor e o trabalho mecânico, tendo como princípios a conservação de energia e a transferência espontânea do calor, do sistema mais quente para o mais frio e não no sentido inverso.  Trouxe

muitos avanços na produção, tornando-a mais padronizada, rápida e barata. A termodinâmica marcou a revolução industrial que por sua vez impulsionou a nova fase da Física. As áreas de estudos se especializam e a ligação com o modo de produção torna-se cada vez mais estreita.
Baseia-se em dois princípios: o da conservação de energia e o de entropia. Estes princípios são as bases de máquinas a vapor, turbinas, motores de combustão interna, motores a jato e máquinas frigoríficas. A partir de uma máquina concebida para retirar a água que inundava as minas de carvão, o inglês Thomas Newcomen cria em 1698 a máquina a vapor, mais tarde aperfeiçoada pelo escocês James Watt.



Em física, a lei ou princípio da conservação de energia estabelece que a quantidade total de

Relacionados