Termografia Na Inspe O Preditiva

1449 palavras 6 páginas
CEDTEC - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TÉCNOLOGICO
MANUTENÇÃO PREVENTIVA

USO DA TERMOGRAFIA NA INSPEÇÃO PREDITIVA

MARCO ANTÔNIO DALAPÍCOLA
TÉCNICO MECÂNICO EAD - POLO SERRA
25/02/2015

INTRODUÇÃO
PRINCÍPIO DA TERMOGRAFIA
IMAGIOLOGIA TÉRMICA INFRAVERMELHA
PRINCIPAL OBJETIVO
ÁREAS DE ABRANGÊNCIA
APLICAÇÃO EM SISTEMAS ELÉTRICOS
ITENS ELÉTRICOS / ELETRÔNICOS PARA INSPEÇÃO TERMOGRÁFICA
FORNOS, CALDEIRAS, TUBULAÇÕES, DUTOS E SISTEMAS
APLICAÇÃO EM SISTEMAS MECÂNICOS
ITENS MECÂNICOS E DE PROCESSOS DE INSPEÇÃO TERMOGRÁFICA
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS

Uso da termografia na inspeção preditiva
Introdução
A termografia é uma das técnicas de inspeção, chamadas de Técnicas de Manutenção Preditiva, definida por alguns como uma atividade de monitoramento capaz de fornecer dados suficientes para uma análise de tendências.
As técnicas termográficas geralmente consistem na aplicação de tensões térmicas no objeto, medição da distribuição da temperatura da superfície e sua apresentação, de tal forma que as anomalias que representam as descontinuidades possam ser reconhecidas. Duas situações distintas podem ser definidas:
1.Tensões térmicas causadas diretamente pelo próprio objeto durante a sua operação: equipamento elétrico, instalações com fluído quente ou frio, isolamento entre zonas de diferentes temperaturas, efeito termoelástico, etc.
2.Tensões térmicas aplicadas durante o ensaio através de técnicas especiais (geralmente aquecimento por radiação ou condução) e certas metodologias a serem estabelecidas caso a caso, para que se possa obter boa detecção das descontinuidades. Em ambas situações é necessário haver um conhecimento prévio da distribuição da temperatura superficial (ou pelo menos que possa ser assumida com uma certa segurança), como um referencial comparativo com a distribuição real obtida durante o ensaio. O caso mais simples ocorrerá quando a distribuição da temperatura for uniforme e as descontinuidades se manifestarem como áreas quentes (por exemplo:

Relacionados

  • termografia
    4061 palavras | 17 páginas