Termoexp Solubilidade Liquido Solido

Páginas: 12 (2793 palavras) Publicado: 11 de março de 2015
UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA










Isabelle Andresa oliveira da Nóbrega


Thalita Marreiro Delmiro





TERMODINÂMICA EXPERIMENTAL II
SISTEMAS TERNÁRIOS
ESTUDO DO EQUILÍBRIO SÓLIDO-LÍQUIDO DO SISTEMA FORMADO POR ÁGUA, NaCl, KCl








PROFESSOR: Dr. Carlson Pereira de Souza








Natal/RN
2014Sumário
INTRODUÇÃO 3
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4
MATERIAIS UTILIZADOS 6
PROCEDIMENTO REALIZADO 7
DADOS OBTIDOS 8
ANÁLISE DOS DADOS 8
CONCLUSÃO: 18
REFERÊNCIAS 18




































INTRODUÇÃO

O estudo de equilíbrio de fases é de grande importância no âmbito da Engenharia Química, pois conhecer e compreender os sistemas multifásicos são fundamentais para projetar e operar sistemas deseparação. No caso do equilíbrio Sólido - líquido, pode-se aplicar a sua teoria em diversos processos como cristalização, evaporação e extração. A aplicação dos conceitos de equilíbrio sólido líquido na indústria permite, portanto construir sistemas de separação mais eficazes e com maior rentabilidade econômica.
Neste caso, conhecer as características de cada substância presente no sistema de interessepossibilita o dimensionamento e desenvolvimento de processos completos e máquinas responsáveis pelo processo de separação de fases. Tais dados podem ser obtidos através de modelos termodinâmicos e também através de dados experimentais nas condições de interesse.
A existência do equilíbrio de fases se dá quando os potenciais químicos das fases presentes são iguais, pois a energia livre de Gibbs énula. Pode-se dizer também que as fugacidades em cada fase são as mesmas. Estes dados necessitam ser precisos e confiáveis para que possam ser empregados na elaboração, desenvolvimento e validação dos modelos propostos.
Atualmente, buscas por tecnologias inovadoras mais avançadas para a separação e purificação de sais vêm sendo desenvolvidas com o objetivo principal de permitir o estabelecimentode critérios não somente relativos à viabilidade técnica, como também econômica. Geralmente, os estudos das solubilidades nestes sistemas são motivados pela busca de procedimentos melhores através dos quais sejam obtidos os sais puros baseados em vários materiais. Para tal propósito, pretende-se estudar diagramas de fases utilizando os princípios da Termodinâmica de microescala e correlata.
Oscálculos de equilíbrio sólido-líquido são também importantes para o projeto e a operação de cristalizadores industriais e para os processos onde a precipitação deve ser evitada. Através da aplicação da técnica de Termometria Quasi-Isotérmica (TTQ) é possível obter um conjunto de informações que permite a construção de diagramas de fases.




OBJETIVO
O presente trabalho tem como objetivo apresentaruma breve revisão teórica sobre solubilidade e equilíbrio sólido-líquido; descrever o procedimento experimental, realizado em laboratório, utilizado na técnica de termometria quasi-isotérmica para a obtenção do diagrama de fases de uma mistura ternária de cloreto de potássio (KCl), cloreto de sódio (NaCl) e água (H2O) à temperatura ambiente (aproximadamente 25ºC).
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O contatode fases diferentes (sólida e líquida) é facilmente entendido com o exemplo do sal de cozinha em copo de água. Com o tempo a solução atingirá uma concentração máxima, de forma tal que será impossível a dissolução de mais uma quantidade do sal. Esta concentração é chamada de solubilidade e neste ponto a solução é dita saturada. Qualquer porção de sal adicionado será decantada, fazendo ocorrer oaparecimento de outra fase e sistema passa a ser dito heterogêneo.
A fase sólida pode apresentar mais de um tipo de sal. Neste caso, a solubilidade de um é afetada pela presença do outro e a solução é dita ser saturada nos n sais presentes.
Solubilidade de sólidos em líquidos:
Considerando um sólido em equilíbrio termodinâmico com o líquido, e aplicando a condição de equilíbrio de fases ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Solubilidade de sólidos em líquidos
  • Solubilidade de Sólidos em Líquidos
  • Determinação da Solubilidade de um Sólido em um Líquido
  • Solubilidade de Sólidos em Líquidos
  • SOLUBILIDADE DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS EM SOLVENTES
  • Solubilidade de Sólidos
  • Solubilidade de sólidos
  • LIQUIDO E SÓLIDO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!