Termodin mica em Sistemas Biol gicos

4730 palavras 19 páginas
Termodinâmica em Sistemas Biológicos
Prof. Romildo Nogueira 1. Fundamentos da lógica da organização do universo e a manifestação da vida.
A física quântica revelou que é o universo não é estável quanto supunha os princípios mecânicos e atômicos. As leis da natureza, imutáveis e previsíveis na perspectiva clássica das dimensões macroscópicas, não se aplicam à dimensão microscópica, o que sugere que, a nível subatômico, a realidade é probabilística.
A ruptura decisiva da física quântica com a física clássica, ocorrido em 1927, com os princípios da incerteza e da complementaridade. O princípio da incerteza de Heisenberg estabelece que não se pode conhecer, ao mesmo tempo, a posição e a velocidade de uma dada partícula. O princípio da complementaridade afirma que a matéria ora se apresenta como partícula , ora como onda. Ao contrário do que formulava a visão clássica essas propriedades não são excludentes, mas complementares. Em suma, há mais conexões do que do que exclusões entre os fenômenos que o racionalismo cartesiano pretende distintos e contraditórios.
Um universo que foi, a princípio, considerado pela ciência como dominado por uma ordem imperturbável: estável, regular e previsível. Neste universo, onde as estrelas estavam sempre nos mesmos lugares; os planetas descreviam, incessantemente, as mesmas órbitas; os ciclos de vida, tanto animal quanto vegetal, se reproduziam, de forma repetitiva, ao longo dos tempos, na multiplicação e na renovação das espécies.
Entretanto, num segundo olhar, a ciência desvendou uma outra realidade: a de um universo - desde a sua origem - sujeito à dispersão, à expansão, sujeito a revoluções e em contínua evolução. Nele, as estrelas nascem, explodem e morrem e acidentes ecológicos e geo-climáticos ocasionam perdas e destruição, perturbando e modificando a evolução das espécies e as interações nos ecossistemas. Entretanto, esses incidentes que, a princípio, pareciam só desordem, propiciam uma nova ordem no comportamento do

Relacionados

  • 1220
    9779 palavras | 40 páginas