TERMODIN MICA APLICADA CAP TULO 2continua O 2

1926 palavras 8 páginas
TERMODINÂMICA APLICADA CAPÍTULO 2

PROPRIEDADES DE UMA SUBSTÂNCIA PURA

Substância pura é aquela que tem composição química invariável e homogênea.

Pode existir em mais de uma fase, mas a sua composição química é a mesma em todas as fases.

Exemplo: Água liquida e vapor d’água ou uma mistura de gelo e água líquida são todas substâncias puras, pois cada fase tem a mesma composição química.

EQUILÍBRIO DE FASE LÍQUIDA – VAPOR

Considere-se como sistema 1 kg de água contida no conjunto êmbolo-cilindro como mostra a figura.

Suponha que o peso do êmbolo e a pressão atmosférica local mantenham a pressão do sistema em 1,014 bar e que a temperatura inicial da água seja 15ºC. A medida que se transfere calor para a água a temperatura aumenta consideravelmente e o volume específico aumenta ligeiramente enquanto a pressão permanece constante.

Quando a água atinge 100ºC uma transferência adicional de calor implica em uma mudança de fase como mostra a figura b e c, isto é, uma parte do líquido torna-se vapor e, durante este processo, a pressão permanecendo constante, a temperatura também permanecerá constante mas a quantidade de vapor gerada aumenta consideravelmente (aumentando o volume específico), como mostra a figura c.

Quando a última porção de líquido tiver vaporizado figura d,

Uma adicional transferência de calor resulta em um aumento da temperatura e do volume específico como mostra as figura e e f.

TEMPERATURA DE SATURAÇÃO

O termo designa a temperatura na qual se dá a vaporização de uma substância pura a uma dada pressão.

Essa pressão é denominada “pressão de saturação” para a dada temperatura.

Para uma substância pura há uma relação definida entre a pressão de saturação e a temperatura de saturação correspondente.

Exemplo: Para a água a 100ºC, a pressão de saturação é de 1,014 bar, e para a água a 1,014 bar de pressão, a temperatura da saturação é de 100ºC.

Relacionados