termodinâmica

Páginas: 17 (4059 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2013

1. Sistemas Termodinâmicos
Sistema: um sistema termodinâmico é uma quantidade arbitrária de matéria, cujas propriedades podem ser descritas unicamente e de forma completa, especificando certos padrões microscópicos que podem ser: temperatura, pressão e volume e representam propriedades médias do sistema.
Vizinhança:Define-se como sendo toda parte, região que rodeia o sistema.
Fronteira:Separa o sistema do meio externo ou vizinhança. Pode estar em repouso ou movimento.
- Fronteira adiabática: não permite a troca de calor entre o sistema e a vizinhança
- Fronteira diatérmica: permite a passagem de calor entre o sistema e a vizinhança.
- Fronteira permeável: permite a passagem de matéria e calor entre o sistema e a vizinhança.

Tipos de Sistemas
Sistema fechado= sistema = massade controle: Não trocam matéria, mas podem permutar energia.
Volume de controle = sistema aberto: Podem trocar matéria e energia com sistemas vizinhos.
Fronteira = superfície de controle: Limites que demarcam o sistema termodinâmico.
1-Móvel ou fixa:
2- Real ou imaginária.

Pontos de Vista Macroscópico e Microscópico
Macroscópico: Termodinâmica clássica. Ex.: a pressão é a força média notempo, exercida pelas moléculas, que atua sobre certa área e que pode ser medida com um manômetro.
Microscópico:Termodinâmica estatística. Teoria cinética e mecânica estatística.
Ex.: a pressão que um gás exerce nas paredes de um recipiente é resultante da mudança na quantidade de movimento das moléculas quando estas colidem com as paredes.
Termodinâmica clássica: Ramo da Termodinâmica quesurgiu primeiramente com o entendimento progressivo dos conceitos de trabalho, calor, energia e entropia no contexto clássico.
Termodinâmica estatística: Parte da termodinâmica que desenvolve relações entre as grandezas macroscópicas e diretamente observáveis com conceitos e grandezas microscópicas. Para tanto, faz uso extensivo da estatística.

2. Propriedade, Estado, Processo e EquilíbrioPropriedade: Propriedades Termodinâmicas- As propriedades termodinâmicas podem ser divididas em duas classes gerais, as intensivas e as extensivas.
Propriedade Extensiva - Chamamos de propriedade extensivaàquela que depende do tamanho (extensão) do sistema ou volume de controle. Assim, sesubdividirmos um sistema em várias partes (reais ou imaginárias) e se o valor de uma dada propriedade forigual à soma das propriedades das partes, esta é uma variável extensiva. Por exemplo: Volume, Massa, etc.
Propriedade Intensiva - Ao contrário da propriedade extensiva, a propriedade intensiva, independe do tamanho do sistema. Exemplo: Temperatura, Pressão etc.
Propriedade Específica - Uma propriedade específica de uma dada substância é obtida dividindo-se uma propriedade extensiva pela massada respectiva substância contida no sistema. Uma propriedade específica é também uma propriedade intensiva do sistema. Exemplo de propriedade específica:
Volume específico;
Energia Interna específica;

Estado:Quando qualquer propriedade do sistema é alterada, por exemplo; Pressão, Temperatura, Massa, Volume, etc.dizemos que houve uma mudança de estado no sistema termodinâmico.
Processo:Ocaminho definido pela sucessão de estados através dos quais o sistema passa é chamado processo.
Exemplos de processos:
- Processo Isobárico(pressão constante);
- Processo Isotérmico (temperatura constante);
- Processo Isocórico (isométrico) (volume constante);
- Processo Isoentálpico (entalpia constante);
- Processo Isoentrópico (entropia constante);
Estado estacionário: Situação de umsistema na qual o comportamento observado em um instante é mantido no futuro. Em muitos sistemas práticos, esse estado só é atingido após um período inicial não estacionário ou estado transiente.
Ciclo termodinâmico:Quando um sistema (substância), em um dado estado inicial, passa por certo número de mudança de estados ou processos e finalmente retorna ao estado inicial, o sistema executa um ciclo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Termodinamica
  • Termodinâmica
  • Termodinamica
  • TERMODINAMICA
  • Termodinamica
  • Termodinamica
  • Termodinamica
  • termodinamica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!