Termo_Transmissao_Calor

1186 palavras 5 páginas
Radiação ou Irradiação

Ao calor do Sol percorre milhões de quilômetros até chegar à Terra. Essa propagação não se dá por condução nem por convecção. Nesse trajeto, o calor se propaga no vazio por irradiação, isto é, através de ondas.
Podemos perceber a irradiação em outras situações. Você sente o calor que vem de um forno aceso, mesmo não se encostando a ele.
A rigor, todos os objetivos irradiam calor o tempo todo. Seu corpo mesmo está irradiando neste exato momento.
Quando a temperatura de um corpo é constante, é porque existe um equilíbrio entre o calor recebido e o calor irradiado ou cedido por condução ou convecção.
A estufa de plantas é um interessante exemplo de irradiação de calor. O vidro permite que o calor do Sol entre e atinja as plantas. Esse calor é absorvido pelas plantas e pelos demais objetos da estufa e irradiado em forma de outras ondas, que não conseguem o vidro, o calor permanece então dentro da estufa, favorecendo o crescimento das plantas.
No século XVIII, o físico americano Benjamin Franklin (1706/1790) realizou a seguinte experiência: num dia de sol, colocou sobre a neve pedaços de tecidos de diferentes cores. Depois e algumas horas, verificou que sob o tecido preto havia se formado uma quantidade de água maior que sob as outras cores: sob o tecido branco, a quantidade de água era a menor.
Conclui que as cores claras absorvem menos calor que as escuras, fato que podemos facilmente verificar se, num dia quente, colocamos uma roupa preta: Sentimos mais calor, pois a roupa estará absorvendo maior quantidade de calor.
Uma das formas de transmissão de calor se dá por ondas eletromagnéticas, ou seja, pela radiação. A experiência de Benjamin Franklin demonstrou que a capacidade dos tecidos captarem mais ou menos ondas eletromagnéticas depende da cor que apresentam.

O microondas

Dentro do microondas há um dispositivo chamado magnétron, que converte a energia elétrica em microondas.
As microondas atravessam várias

Relacionados