Termino de conclusão de curso

Páginas: 40 (9832 palavras) Publicado: 25 de maio de 2012
conclusão Instituto de Ensino Superior de Londrina
BENEDITA DAS GRAÇAS DE OLIVEIRA SEGANTIN ELIANA MARTINS DE FARIA LEMOS MAIA

ESTRESSE VIVENCIADO PELOS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NA SAÚDE

Londrina 2007

BENEDITA DAS GRAÇAS DE OLIVEIRA SEGANTIN ELIANA MARTINS DE FARIA LEMOS MAIA

ESTRESSE VIVENCIADO PELOS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NA SAÚDE

Monografia apresentada ao curso dePósGraduação em Saúde da Família, do Instituto de Ensino Superior – INESUL, como requisito parcial à obtenção do título de especialista. Profª. Maria do Carmo Hadad.

Londrina 2007

BENEDITA DAS GRAÇAS DE OLIVEIRA SEGANTIN ELIANA MARTINS DE FARIA LEMOS MAIA

ESTRESSE VIVENCIADO PELOS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NA SAÚDE

Monografia apresentada ao curso de PósGraduação em Saúde da Família, doInstituto de Ensino Superior – INESUL, como requisito parcial à obtenção do título de especialista.

BANCA EXAMINADORA

___________________________________

___________________________________

___________________________________

Londrina, _____ de________________ de 2007

Dedico este trabalho ao meu querido neto Leonardo. Benedita

Dedico este trabalho ao meu querido maridoRicardo e aos meus filhos Rafael, Daniela e Maria Eduarda. Eliana

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente à Deus pelo amparo e suporte nesta luta. Ao meu esposo, Celso, aos meus filhos Camila e Diogo e ao meu neto Leonardo, pelas horas suprimidas do convívio familiar. A minha amiga Eliana, pois sem sua ajuda esta conquista jamais teria sido possível.

Benedita

AGRADECIMENTOS

Agradeçoprimeiramente à Deus por mais esta realização pessoal. Ao meu esposo, Ricardo, sempre presente com seu sorriso em meus momentos difíceis e de cansaço extremo, revigorando-me. Aos meus amados filhos Rafael, Daniela e Maria Eduarda. Aos meus pais, Cícero e Irene, por todo o apoio e atenção dispensados para que eu pudesse atingir mais este objetivo.

Eliana

Não apresses a chuva, ela tem seu tempo decair e saciar a sede da terra. Não apresses a tua alegria, ela tem o seu tempo para aprender com a tua tristeza. Não apresses o teu amor, ele tem o seu tempo de semear mesmo nos solos mais áridos do teu coração. Não apresses a tua raiva, ela tem o seu tempo para diluir-se nas águas mansas da tua consciência. Não apresses a ti mesmo, pois, precisas de tempo para sentir tua própria evolução. (AutorDesconhecido)

SEGANTIN, Benedita das Graças de Oliveira; MAIA, Eliana Martins de Farias Lemos. Estresse vivenciado pelos profissionais que trabalham na saúde. 2007. Monografia (Conclusão de Curso de Especialização em Saúde da Família). Instituto de Ensino Superior de Londrina – INESUL. Londrina.

RESUMO O tipo de desgaste a que as pessoas são submetidas permanentemente nos ambientes e asrelações com o trabalho são fatores determinantes de doenças e também de transtornos relacionados ao estresse, como é o caso das depressões, ansiedade patológica, pânico, fobias, doenças psicossomáticas. Em suma, a pessoa com esse tipo de estresse ocupacional não responde à demanda do trabalho e geralmente se encontra irritável e deprimida. O estresse no trabalho ainda é agravado pela limitação aque a sociedade submete as pessoas quanto às manifestações de suas angústias, frustrações e emoções. As situações indutoras de estresse no trabalho dos profissionais de saúde, embora sejam, por muitos, reconhecidas, têm sido um pouco descuradas nos estudos de investigação realizados. Sabe-se, porém, que os serviços de saúde deveriam ser concebidos e realizados quase exclusivamente em função dasnecessidades dos usuários. A saúde e o trabalho, o bem-estar físico e mental são temas relacionados a percepções subjetivas, que nos últimos anos, têm sido explorados por muitos pesquisadores sob a luz do conceito do estresse. Em geral, não se observa a preocupação com a saúde do trabalhador, principalmente na área da saúde como um todo. Assim sendo, o trabalho em ambiente de postos de saúde,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • termino de conclusão de curso
  • Termino de Conclusao de Curso
  • Termino e conclusão de curso
  • Término de conclusão de curso
  • Termino de conclusão de curso
  • Termino e conclusão de curso
  • termino conclusao de curso
  • término de conclusao de curso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!